Topo

Kendrick Lamar surpreende e lança álbum com sobras de "To Pimp a Butterfly"

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 19h47

Destaque na música em 2015 com o álbum "To Pimp a Butterfly", que foi elogiado até por Barack Obama, o rapper Kendrick Lamar lançou nesta sexta, de surpresa, um novo álbum, "Untitled Unmastered".

Trata-se de uma seleção de demos que não entraram no disco anterior, eleito o melhor do ano por várias publicações. As novas oito faixas foram batizadas com o termo "untitled" (sem título) seguido de um número e a data em que foram registradas.

Capa de "Untitled Unmastered" - Divulgação - Divulgação
Capa de "Untitled Unmastered"
Imagem: Divulgação

Em sua conta no Twitter, Lamar revelou que as músicas estão em estado bruto, sem masterização. Recentemente, ele afirmou que muito material das sessões de "To Pimp a Butterfly" acabou ficando de fora do disco.

"Há músicas que adoro e que por certos motivos não entraram no álbum. Provavelmente dez faixas que continuarei cantando não foram incluídas", disse em entrevista ao site de hip hop "Dope Boyz".

Duas dessas músicas, as politizadas "untitled 03 | 05.28.2013" e "untitled 08 | 09.06.2014", já haviam sido apresentadas pelo rapper nos programa "The Colbert Report" e "The Tonight Show".

Espécie de continuação de "To Pimp a Butterfly", inclusive com a reutilização de samplers, "Untitled Unmastered" já vem ganhando elogios da crítica. "[O disco] é cheio de free jazz, funk, letras com carga política e experimentações que fizeram de 'To Pimp' um clássico instantâneo", escreveu o jornal inglês The Guardian.

Um dos destaques do novo trabalho vai para "untitled 08", construída sobre a base de "Ain't That Funkin Kinda Hard on You", da banda americana Funkadelic. Outro ponto alto, "untitled 06", traz trechos inspirados na bossa nova e a participação do cantor CeeLo Green.

Em fevereiro, Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques do Grammy, recebeu cinco prêmios e protagonizando a apresentação mais impactante da noite, em que apareceu de algemas e vestido de presidiário, denunciando o racismo nos Estados Unidos.