Topo

Ex-Beatles lamentam morte de George Martin; "Foi meu 2° pai", relembra Paul

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 11h15

Paul McCartney escreveu um emocionante depoimento sobre o produtor George Martin, que morreu nesta quarta-feira (9), aos 90 anos, e foi um dos parceiros mais importantes em obras clássicas dos Beatles.

Para quem ainda tinha dúvida, o músico cravou: “Se alguém ganhou o título do quinto Beatle era George”, disse, em nota.

Paul relembrou da ajuda que recebeu de Martin quando gravou a música “Yesterday”, uma das mais famosas e regravadas dos Beatles: “Ele era um verdadeiro cavalheiro e um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tal habilidade e bom humor que ele se tornou um verdadeiro amigo para mim e minha família”.

O baterista Ringo Starr foi um dos primeiros a lamentar a morte do amigo: “Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy e a família dele. Sentiremos muita saudade”, postou Starr. Os filhos de John Lennon, Sean e Julian, e a família de George Harrison também prestaram homenagens. “Estou acabado, não tenho palavras”, escreveu Sean.

Filho do produtor, Giles Martin seguiu os passos do pai e chegou a produzir algumas canções do último álbum de Paul, “New”. “Me sinto muito orgulhoso de ter sido seu filho”, escreveu no Twitter.

Grandes produtores da música, como Brian Eno e Quincy Jones, também prestaram homenagem. “RIP para meu irmão musical George Martin. Nós éramos amigos desde 1964 e eu sou muito agradecido por esse presente”, escreveu Quincy.

Ex-vocalista do Oasis, banda que se inspirou publicamente nos Beatles e no trabalho de Martin, Liam Gallagher, também lamentou a notícia e postou vídeos com suas músicas favoritas da parceria, como “A Day in the Life”.

Lulu Santos e o baterista João Barone (do Os Paralamas do Sucesso) foram alguns dos artistas brasileiros que homenagearam Martin.

Confira a carta escrita por Paul e outras reações:

“Estou tão triste em saber da notícia do falecimento do querido George Martin. Eu tenho tantas memórias maravilhosas deste grande homem que vão ficar comigo para sempre. Ele era um verdadeiro cavalheiro e era como um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tal habilidade e bom humor que ele se tornou um verdadeiro amigo para mim e minha família. Se alguém ganhou o título do quinto Beatle era George. Desde o dia em que deu aos Beatles nosso primeiro contrato de gravação à última vez que o vi, ele foi o mais generoso, musical e inteligente pessoa que eu já tive o prazer de conhecer.

É difícil escolher as memórias favoritas de meu tempo com George, há tantos, mas aquele que vem à mente foi a vez eu trouxe a música 'Yesterday' para a sessão de gravação e os caras da banda sugeriram que eu a cantasse sozinho, acompanhado apenas da guitarra.

Depois que eu tinha feito isso, George Martin disse pra mim: "Paul, eu tenho uma ideia de colocar um quarteto de cordas na gravação". Eu disse: "Oh, não George, somos uma banda de rock and roll e eu não acho que é uma boa ideia". Com a maneira gentil de um grande produtor, ele me disse: "Vamos tentar isso e se não funcionar não usamos, e vamos com a sua versão solo". Eu concordei e deu a voltei à sua casa no dia seguinte para trabalhar no arranjo.

Ele levou os acordes que eu havia mostrado e espalhou as notas pelo piano, colocando o violoncelo na oitava baixa e o primeiro violino em uma alta oitava, e me deu minha primeira lição de como cordas foram expressas por um quarteto. Quando gravamos o quarteto de cordas no Abbey Road, foi tão emocionante saber que a sua ideia era tão correta que eu fiquei falando sobre isso às pessoas por semanas. Sua idéia, obviamente, funcionou porque a música tornou-se posteriormente uma das mais regravadas, com versões de Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles, Marvin Gaye e milhares mais.

Esta é apenas uma das muitas lembranças que tenho de George, que passou a me ajudar com arranjos em "Eleanor Rigby", "Live and Let Die" e muitas outras músicas minhas.

Tenho muito orgulho de ter tido a chance de conhecer um homem tão bom com um sentido tão aguçado de humor, que tinha a habilidade de zombar de si mesmo. Mesmo quando ele foi nomeado Cavaleiro da Rainha nunca houve o menor vestígio de esnobismo nele.

Minha família e eu, que o temos como um querido amigo, sentiremos imensa saudade e mandamos nosso amor a mulher de George, Judy, aos filhos deles, Giles e Lucy, e aos netos.

O mundo perdeu um homem verdadeiramente bom que deixou uma marca eterna na minha alma e na história da música britânica.
George, Deus te abençoe e todos que navegam com você.

Paul”

 

R.I.P. George Martin. I'm so gutted I don't have many words. Thinking of Judy and Giles and family. Love Always,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sean

Posted by Sean Lennon on Tuesday, March 8, 2016
 

God bless George Martin peace and love to Judy and his family love Ringo and Barbara George will be missed xxx ???

Posted by Ringo Starr on Tuesday, March 8, 2016
 

I’m so sad to hear the news of the passing of dear George Martin. I have so many wonderful memories of this great man...

Posted by Paul McCartney on Wednesday, March 9, 2016

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-Beatles lamentam morte de George Martin; "Foi meu 2° pai", relembra Paul - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade