Sony deve demitir o produtor Dr. Luke após polêmica com Kesha, diz site

Do UOL, em São Paulo

A Sony deve encerrar com um ano de antecedência seu contrato com o produtor Lukasz Gottwald, mais conhecido como Dr. Luke, após a polêmica envolvendo a cantora Kesha, que o acusa de abuso sexual, físico e mental.

A informação é do site The Wrap, que diz ter ouvido mais de uma fonte sobre o possível desligamento antes do prazo previsto.

O caso tem sido uma dor de cabeça para a gravadora desde que Kesha perdeu a primeira batalha contra Dr. Luke nos tribunais e se viu obrigada a seguir trabalhando com o produtor até a próxima audiência, que só ocorrerá em 2017. Com o risco de perder seu contrato com a Sony se rompesse com o seu suposto abusador, Kesha acabou apoiada por nomes de peso como Adele, Lady Gaga e Taylor Swift.

"Kesha pode não ter tanto peso para a gravadora, mas eles não vão aguentar uma artista conhecida mundialmente como a Adele criticando publicamente a empresa por não ter dado apoio para Kesha", disse uma das fontes. "O fato de esse problema ainda não ter sido tratado com Luke é confuso, especialmente para as pessoas que estão no dia a dia do escritório", explica.

Dr Luke, que tem negado veemente as acusações da cantora, assinou um contrato de cinco anos com a gravadora em 2011 que deveria ser mantido até 2017, explicam mais duas fontes que tiveram acesso ao documento.

Caso a gravadora rompa com o produtor, ainda não se sabe o que acontecerá com os outros artistas que trabalham com ele. É o caso do rapper Lunchmoney Lewis, de 27 anos, que deveria lançar um álbum produzido por Dr. Luke até o final do ano.

Como produtor, Luke deu à Sony hits como "Wrecking Ball", de Miley Cyrus, o single do rapper Pitbull "Timble" (com participação de Kesha) e foi responsável por algumas músicas de Nicky Minaj. Ele também teria gerado lucro para a gravadora até com trabalhos criadas com outros selos, como "Prism", de Katy Perry.

Procurada pelo The Wrap, a Sony se recusou a falar oficialmente sobre o caso. Os representantes de Dr. Luke também não se pronunciaram.