Rapper Phife Dawg, do grupo A Tribe Called Quest, morre aos 45 anos
Principal membro do pioneiro grupo de hip-hop A Tribe Called Quest, Phife Dawg morreu na terça-feira (22) aos 45 anos. A informação foi divulgada pela imprensa americana.
Ao saber da notícia, alguns rappers lamentaram. “Phife – guerreiro da palavra do rap e do hip-hop, simples assim. Respirou e alinhou o ritmo como esporte”, escreveu Chuck D, vocalista do Public Enemy.
Embora não tenha sido divulgado nenhum comunicado oficial a respeito da causa da morte, Phife lutava contra problemas de saúde relacionados ao diabetes. Ele passou por um transplante de rim em 2008 e sofria de insuficiência renal nos últimos anos.
Nascido no Brooklyn, em Nova York, Phife foi o fundador do A Tribe Called Quest em 1985, ao lado de Q-Tip, DJ Ali Shaheed Muhammad e Jarobi White (que deixaria o grupo no auge do sucesso). O grupo pavimentou o caminho do hip-hop na música alternativa na década de 1990, despontando nas paradas com o disco “Beats, Rhymes and Life” em 1996. O título ainda daria nome ao documentário oficial do grupo, lançado em 2011.
A Tribe Called Quest encabeçou o coletivo Native Tongues, que reuniu também Jungle Brothers e De La Soul, com objetivo de lançar músicas positivas e realçar a cultura africana nas letras. Nas batidas, samples ecléticos e influência do jazz.
O grupo deu um tempo em 1998 e voltou a se reunir esporadicamente na última década. A última performance aconteceu no programa “The Tonight Show”, com Jimmy Fallon, em novembro passado.
Phife lançou seu primeiro álbum solo, “Ventilation: Da LP” em 2000 e preparava, nos últimos anos, um novo trabalho, batizado inicialmente de “Songs in the Key of Phife”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.