Será que Black Sabbath plagiou música perdida de Vanusa? Compare
A clássica música do Black Sabbath "Sabbath Bloody Sabbath", do álbum homônimo de 1973, pode ter sido plagiada de uma antiga música da cantora Vanusa. A cantora já afirmou que não vai processar a banda.
O trabalho da banda inglesa saiu em dezembro daquele ano, enquanto a faixa "What To Do", única música em inglês do álbum "Vanusa", foi divulgada quatro meses antes.
Compare as faixas "What To Do" e "Sabbath Bloody Sabbath"
A música "What To Do" impressiona pelo estilo mais pesado e cru do que as músicas românticas da brasileira.
Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, já tinha falado que sofria de um bloqueio criaivo na época. "Eu não tinha ideia do que escrever. Talvez tenham sido as drogas, a pressão, mas de qualquer forma, eu achava que a culpa fosse minha", admitiu o músico.
"Quase pensamos que estávamos acabados como banda, até que Tony apareceu com o rff de 'Sabbath Bloody Sabbath'", contou o baixista Geeze Butler em 2001.
Em entrevista ao site "plus 55", Vanusa opinou sobre o caso e disse que não vai processar o quarteto. "Eu acho que é uma coincidência musical. Eu ouvi a música pela primeira vez há dois anos, e eu fiquei convencida que eles nao me copiaram", disse.
Mesmo deixado de lado a polêmica, o caso serviu para algo. "Essa música nunca entrou no meu repertório, estava perdida de alguma forma. Agora várias pessoas pedem para cantar, e eu adorei! Estou ensaiando com minha banda e deveremos tocá-la ao vivo logo mais", admite.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.