Topo

Morre compositor de marchinhas consagradas na voz de Silvio Santos

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 07h46

Morreu nesta terça-feira (31) o músico e compositor Manoel Ferreira, aos 86 anos, vítima de insuficiência renal. Ferreira foi autor de marchinhas de Carnaval consagradas na voz de Silvio Santos, como "A Pipa do Vovô Não Sobe Mais", "Transplante de Corintiano" e "A Bruxa Vem Aí". O corpo do músico será velado e enterrado em Santos, no litoral paulista, nesta quarta-feira, segundo informações do SBT.

Apelidado como o "Rei das Marchinhas", Ferreira era casado há 56 anos com Ruth Amaral, parceira dele em mais de 200 composições. (Ouça a playlist no UOL Música Deezer). Os dois moravam no bairro da Pompeia, na zona Oeste de São Paulo e foram homenageados por um bloco de rua do bairro no Carnaval deste ano.

Nos anos 60, ainda nos tempos da extinta TV Tupi, as músicas do casal chamaram a atenção do apresentador Silvio Santos. "Aí, um dia, o Silvio Santos perguntou 'Manoel: eu posso gravar?'", disse o músico, em depoimento.

O SBT exibia trechos das marchinhas às vésperas e também no período de Carnaval, sempre nos intervalos comerciais.

Em recente entrevista ao site oficial da emissora, Ferreira explicou como surgiram algumas das composições. No caso de "A Bruxa Vem Aí", gravada pelo Silvio na década de 70, o músico disse que estava jogando baralho na casa de um amigo, "quando tocou a campainha e eis que surge uma senhora, tão estranha, que só faltavam o chapéu e vassoura pra sair voando".

"Eu olhei pra Ruth [sua esposa] e disse 'já temos a próxima marcha'. 'Aí a bruxa vem aí, e não vem sozinha vem na base do Saci. Pula, pula, pula, numa perna só, vem largando brazão no cachimbo da vovó'”, relembrou.

O SBT enviou comunicado na manhã desta quarta lamentando a morte do compositor.

"O SBT, sua diretoria e seus funcionários lamentam o falecimento do compositor musical Manoel Ferreira de 86 anos, famoso pelas composições 'A Pipa do Vovô não Sobe Mais', 'Transplante Corintiano - Coração Corintiano' e 'A Bruxa Vem Ai'. O compositor faleceu na noite desta terça-feira, 31 de maio, em Santos. Manoel Ferreira animou diversos carnavais com suas letras divertidas e interpretadas por Silvio Santos, parceiros há 50 anos. Era casado com Ruth Amaral, também compositora. O casal deixa dois filhos.

Manoel Ferreira faleceu em decorrência de uma insuficiência renal no hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Santos. O velório acontece desde às 8h na própria sede da Beneficência e o sepultamento será às 16h no cemitério do Saboó, em Santos."