Topo

Desert Trip: Em noite descontraída, Stones tocam hits e faixa do disco novo

Jotabê Medeiros

Colaboração para o UOL, em Indio (Califórnia)

08/10/2016 06h15

Impecáveis em sua disposição de entretenimento, os Rolling Stones entregaram o habitual ao gigantesco festival Desert Trip: hits em profusão, mitologia, teatro, sarcasmo, diversão. Faltou um pouco mais de entrega de Keith Richards, numa noite mais displicente do que de costume.

Eles começaram às 21h30 desta sexta-feira (7) com "Start Me Up" (veja no vídeo no topo da página), "You Got me Rocking" e "Out of Control" e tocaram até um pouco depois da meia-noite. "É bom estar em Coachella", disse Jagger, numa meia gafe - embora no mesmo lugar e dos mesmos donos, o nome do festival é Desert Trip, e é o mais superlativo, opulento e experiente do gênero em décadas.

Tocaram "Come Together", dos Beatles (Mick brincando, pediu para o ajudarem porque não lembrava da letra), para homenagear um colega astro escalado pelo festival, Paul McCartney - uma deferência que Bob Dylan não fez a eles, deixando "Like a Rolling Stone" de fora do seu setlist. Mick agradeceu com certa ironia a Bob dizendo: "Obrigado a Bob Dylan por abrir para a gente".

O desfile de hits pegou em cheio a plateia majoritariamente veterana, com o destaque inicial de "Wild Horses", "Tumbling Dice" e "Honk Tonk Women". Tocaram uma dos anos 1980, "Mixed Emotions", e Mick contou que começaram com uma ideia de gravar alguns blues "e acabamos fazendo um disco inteiro de blues".

Desse novo álbum, "Blue and Lonesome", que sai em dezembro, a banda tocou "Ride 'Em on Down" (cover de Elmore James e Jimmy Reed), blues que ganhou a estridência típica dos Stones.

Mick fez piada consigo mesmo ("Bem-vindos ao Retiro de Palm Springs para músicos ingleses gentis") e atravessou 20 músicas com o mesmo pique, sem esmorecer um só momento. Já Richards desafinou terrivelmente em "Sliping Away" e errou algumas entradas - guitarra mesmo é Ron Wood que anda tocando nos Stones.

As últimas sete musicas foram para fazer valer qualquer ticket: "Miss You", "Gimme Shelter" (com o tradicional dueto sexy com a backing vocal), "Sympathy for the Devil", "Brown Sugar", "Jumping Jack Flash", "You Can't Always Get What You Want" e "Satisfaction". Noite de gala.