Topo

O que rolou? Frank Ocean não inscreveu seus dois discos no Grammy 2017

O cantor americano Frank Ocean, que não disputará o Grammy 2017 - Getty Images
O cantor americano Frank Ocean, que não disputará o Grammy 2017 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 19h48

Sucesso de crítica pelos dois álbuns lançados em 2016, “Endless” e “Blonde”, o cantor americano Frank Ocean está fora da corrida pela próxima edição do Grammy. Segundo a revista "Billboard", os trabalhos não foram inscritos a tempo no maior prêmio da indústria da música nem pela equipe dele nem pela gravadora Universal. A data limite era 30 de setembro.

Procurada pela publicação, a equipe do Grammy confirmou que os álbuns de Frank Ocean não foram enviados à comissão do Grammy e a assessoria do cantor ainda não comentou o assunto. A lista com os indicados será divulgada dia 8 de dezembro.

O motivo da ausência ainda é incerto, e o caso é, provavelmente, diferente do que aconteceu no ano passado com rapper Drake, que, por descuido da gravadora, não inscreveu o hit "Hotline Bling" na premiação realizada em fevereiro deste ano.

A especulação mais forte é a de que o fim do contrato de Ocean com Universal pode ter levado a um boicote. Para lançar o videoálbum "Endless" no último mês de agosto, o cantor firmou uma parceria com a plataforma Apple Music, que lançou o trabalho com exclusividade em sua plataforma um dia antes de "Blonde" chegar ao mercado.

Em 2013, Frank Ocean se consolidou como novo nome forte do pop ao se destacar no Grammy, levando os prêmios melhor álbum urbano contemporâneo por seu disco de estreia, “Channel Orange”, e de melhor colaboração de rap, por “No Church In The Wild”, produzida em parceria com Jay Z e Kanye West.

Imagem do álbum "Endless", de Frank Ocean, lançado pela plataforma Apple Music - Reprodução - Reprodução
Imagem do álbum "Endless", de Frank Ocean, lançado pela plataforma Apple Music
Imagem: Reprodução