Topo

Luan Santana chega ao cinema rodeado por mulheres e dá upgrade no sertanejo

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 06h00

Luan Santana foi uma raposa ao capturar duas tendências em seu novo trabalho, o álbum ao vivo "1977". A primeira delas: o sertanejo está cada vez mais pop e sofisticado, distante da fonte baladeira dos universitários. A segunda: a ascendência do feminismo e das mulheres na música popular brasileira.

Neste contexto, o DVD, gravado de forma intimista no Polo Cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo, estreia nesta terça-feira (8) em 50 salas de cinema no Brasil. É parte de uma estratégia de divulgação tão ousada quanto a própria produção do show.

Em sua versão repaginada à la Tiago Iorc, Luan canta, em um cenário moderno e descolado, potenciais novos sucessos como "Dia, Lugar e Hora" e "Eu, Você, o Mar e Ela". 

Mas o carro-chefe são as seis cantoras/personalidades do mais alto patamar do pop nacional que aparecem para duetos. Entre as participações especiais, Ivete Sangalo (em "Estaca Zero"), Sandy ("Mesmo Sem Estar") e a sensação do sertanejo feminino de 2016, a goiana Marília Mendonça ("Fantasma").

Adepto de um estratégico feminismo discreto, que não discursa nem inclui letras sobre o tema, Luan faz no projeto o que chama de homenagem à figura feminina. O título, "1977", faz alusão ao ano em que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi criado pela ONU.

Quem é quem no novo DVD do "príncipe do sertanejo".

15.ago.2016 - Luan Santana grava DVD de duetos "1977" no Polo cinematográfico de Paulínia, em São Paulo. Álbum, que vai homenagear as mulheres, terá participação de Anitta, Ivete Sangalo, Sandy, Marília Mendonça, entre outras. - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

"Estaca Zero" com Ivete Sangalo

Composta pelos gêmeos Breno e Caio Cesar, a faixa já havia sido registrada na gravação do DVD de Ivete “Acústico em Trancoso”, mas ficou fora da edição final. Não por acaso. A cantora embarca na “sofrência” em uma letra que fala de uma recaída após o término de um relacionamento. “Dividir palco e cenas com você [Ivete], na vida e na arte, é um privilégio. É sempre uma sensação de primeira vez, porque você não se repete”, divulgou Luan sobre o dueto.

Luan Santana grava DVD "1977" ao lado de Sandy - “Manuela Scarpa/Brazil News - “Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: “Manuela Scarpa/Brazil News

“Mesmo Sem Estar" com Sandy

Composta por Jefferson Junior e Umberto Tavares, responsáveis por sucessos de Anitta e Ludmilla, a balada doce de arranjos orquestrais casa bem com o estilo  “low-profile” de Sandy, que, de certa forma, retorna ao universo sertanejo versando sobre a onipresença de um amor. “Sandy, singela como o nome, talentosa e musa. Do sonho de criança, de um fã, à realidade de um admirador.”

18.ago.2016 - Marília Mendonça e Luan Santana durante gravação do DVD "1977" do cantor sertanejo - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
"Fantasma" com Marília Mendonça

Marília Mendonça é conhecida também como compositora, mas aqui a música é de Matheus Aleixo, jovem de 21 anos autor de hits de Luan Santana e outros sertanejos. A toada vem cadenciada, com frase marcante de acordeão, o que remonta a clássicos do cancioneiro do país. Menos chororô e mais sertanejo "de raíz". “Compositora nata, canta verdades que atingem com a mesma força que o seu sucesso arrebatador”, diz o cantor sobre Marília.

15.ago.2016 - Luan Santana grava DVD de duetos "1977" no Polo cinematográfico de Paulínia, em São Paulo. Álbum, que vai homenagear as mulheres, terá participação de Anitta, Ivete Sangalo, Sandy, Marília Mendonça, entre outras. - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

"RG" com Anitta

Teclados sintéticos anunciam uma balada tradicional ao violão, que acaba incrementada por uma batida pop. O mais próximo possível de um “popnejo”. A declaração de amor vai ao estilo “Every Breath You Take”, do The Police, com sua abordagem “stalker”. “E ainda se achar que não sei muito de você/ Eu posso até falar seu RG/ Com quantos elogios você vai ficar vermelha”, canta Luan. “Seu sorriso largo e verdadeiro é uma porta para o mundo, que te espera de braços aberto”, diz sobre a parceira.

Luan Santana grava DVD "1977" com a cantora Ana Carolina - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Plano da Meia Noite" com Ana Carolina

Ana Carolina harmoniza com Luan Santana em uma música composta por ela, um diferencial para o álbum. O romantismo ganha ligeiros toques de latinidade e aura de “nova MPB”.  Versos como “É que eu já vou / Convidado ou intruso, mas eu vou / Pro seu beijo me enganar” casam perfeitamente com a pegada sentimental do sertanejo, que aqui rompe barreiras de estilo. “Sua voz é um poema, uma oração que acalenta”, afirma Luan sobre Ana Carolina.

18.ago.2016 - Camila Queiroz e Luan Santana se beijam durante gravação do DVD "1977" do cantor sertanejo - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

“Amor de Interior" com Camila Queiroz

Trazer a “nova namoradinha do Brasil”, a atriz Camila Queiroz, era uma aposta arriscada de Luan. "Tive que arrancar a voz de dentro dela", disse ele durante o anúncio do projeto. Mas o resultado surpreende. Ela é afinada, e o ar “caipira universitário” da faixa ganha a ambiência da personagem Mafalda, interpretada por Camila na recente novela "Êta Mundo Bom!". Nada de novo aqui, “Todas as exclamações positivas em ter a sua doçura, serenidade e talento neste DVD.”