Topo

Quem é Melissa Reese, primeira integrante feminina do Guns N' Roses

5.nov.2016 - A tecladista Melissa Reese entre o guitarrista Slash e o baterista Frank Ferrer depois do show do Guns N" Roses em Buenos Aires, na Argentina - Divulgação/Facebook/@gunsnroses
5.nov.2016 - A tecladista Melissa Reese entre o guitarrista Slash e o baterista Frank Ferrer depois do show do Guns N' Roses em Buenos Aires, na Argentina Imagem: Divulgação/Facebook/@gunsnroses

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 14h33

"Senhoras e senhores, nos teclados o senhor, ops, a senhorita Melissa Reese". Foi assim que Axl Rose apresentou ao público a nova integrante do Guns N' Roses no primeiro show oficial reunindo os integrantes clássicos da banda. Se você neste momento está tão confuso quanto o vocalista ficou, não se preocupe. Afinal, em 31 anos de história da banda, esta é a primeira vez que uma mulher é integrante fixa.

Assim como a bandana de Axl Rose a cartola de Slash, os longos cabelos azuis de Melissa Reese se destacam em cima do palco. A tecladista entrou no Guns N' Roses substituindo Chris Pitman desde o início da turnê "Not In This Lifetime". Tocou com Axl Rose, Slash, Duff McKagan e companhia desde o show surpresa em 1º de abril no Troubadour, em Los Angeles. E nesta terça-feira (8) chega ao Brasil para cumprir a agenda de seis shows da banda no país.

Divertida e colorida, a tecladista traz um ar de novidade à banda que talvez seja justamente o que os fãs mais antigos do Guns N' Roses não procuram. Sua entrada foi bastante criticada em alguns fóruns e discussões em fã-clubes, que não viam sentido e nem necessidade de uma integrante mulher em algo que teria que remeter ao passado. Mas Melissa também agradou e tem provado que seu talento só tem a agregar.

Melissa Reese - Reprodução/Instagram/@themelissareese - Reprodução/Instagram/@themelissareese
Melissa Reese se prepara para embarcar para turnê na América Latina
Imagem: Reprodução/Instagram/@themelissareese

A trajetória de Melissa Reese dentro do Guns N' Roses vem sendo traçada desde "Chinese Democracy", último álbum de inéditas da banda, lançado em 2008. Ela participou do processo de mixagem do disco junto com o baterista Bryan Mantia, com quem na época formava o duo "Brain and Melissa". Bryan Mantia foi baterista do Guns N' Roses entre 2000 e 2006, época de bastante rotatividade na banda, quando Axl Rose tentava liderar um retorno sem o mesmo sucesso desta última cartada.

Nascida em Seattle, Melissa Reese tem bastante proximidade com a família do baixista Duff McKagan, membro original do Guns N' Roses que vive na cidade famosa pela cena grunge. Foi em Seattle também que Melissa Reese foi convidada para cantar o hino nacional dos Estados Unidos na abertura de um jogo do Seahawks, o time de futebol americano que é um patrimônio da cidade. Ela provou sua força vocal e arrancou aplausos dos mais de 100 mil presentes no estádio.

Melissa Reese nasceu nos Estados Unidos, mas vem de uma família multirracial, com chineses, ingleses, espanhóis, japoneses, filipinos, irlandeses, escoceses e alemães. A mistura trouxe talentos diversos à artista, que além de ser tecladista, também canta, compõe e faz arranjos e mixagens. 

Com um EP lançado, suas músicas já foram parar na trilha sonora de games do Playstation e Xbox e séries de TV, como "Gossip Girl" e "Keeping Up With The Kardashians".

Melissa Resse também já produziu clipes de artistas como Tayloy Swift (ela está por trás de "Bad Blood") e Green Day. "Vejo meu trabalho como uma extensão das minhas raízes étnicas - existem muitas partes que se juntam e resultam no que sou. Trabalhar em tantas áreas diferentes é a única forma de eu me sentir completamente verdadeira", ela explica em seu site oficial.

Melissa Reese, tecladista do Guns N' Roses e primeira integrante feminina da banda - Reprodução/Instagram/@themelissareese - Reprodução/Instagram/@themelissareese
Melissa Reese agradece fãs após show do Guns N' Roses em Buenos Aires
Imagem: Reprodução/Instagram/@themelissareese

A primeira integrante feminina do Guns N' Roses é uma prova do esforço para adaptar o conjunto aos novos tempos, mesmo que para isso seja necessário reunir a turma do passado. As mulheres sempre estiveram presentes, mas nos bastidores. O clipe de "Sweet Child O' Mine" reuniu as namoradas dos integrantes na época. Mulheres já foram levadas ao estúdio para gravar gemidos que aparecem em "Rocket Queen" e "Welcome To The Jungle". E Melissa Reese chega para fazer história como integrante fixa e tão importante como os outros.

A formação atual da banda tem Axl Rose (vocais), Slash (guitarra), Duff McKagan (baixo), Richard Fortus (guitarra), Frank Ferrer (bateria), Dizzy Reed (teclados) e Melissa Reese (teclados). Steven Adler, baterista original do Guns, tem feito algumas participações especiais em shows da turnê "Not In This Lifetime". Ele chegou a tocar em Buenos Aires, mas ainda não se sabe se virá ao Brasil.

O Guns N' Roses faz seis shows no Brasil com a clássica formação. A banda começa a turnê nesta terça-feira (8) em Porto Alegre, depois segue para São Paulo (11 e 12 de novembro), Rio de Janeiro (15 de novembro), Cutitiba (17 de novembro) e Brasília (20 de novembro).