PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Cantor e compositor Leon Russell morre aos 74 anos

Leon Russell se apresenta na homenagem Hall of Fame em 2011 - Lucas Jackson/Reuters
Leon Russell se apresenta na homenagem Hall of Fame em 2011 Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/11/2016 13h27

O cantor e compositor americano Leon Russell, que surgiu nos anos 70 como um dos artistas mais dinâmicos do rock depois de tocar anonimamente como pianista hits dos anos 1960, morreu em Nashville neste domingo (13).

A notícia da morte foi divulgada no Facebook do músico e confirmada por sua mulher. Russell tinha 74 anos e vinha sofrendo com alguns problemas de saúde. Em 2010, foi submetido a cirurgia para estancar um vazamento de líquido no cérebro e em julho deste ano sofreu um ataque cardíaco.

O período de estrelato de Russell como intérprete foi relativamente breve, mas Elton John, que já havia sido feito a abertura de um show de Russell, criou um retorno para ele em 2010, quando colaboraram no álbum "The Union". "Ele foi minha maior influência como pianista, cantor e compositor", disse John à ABC News.

Registrado como Claude Russell Bridges, começou a tocar em casas noturnas de Tulsa, sua cidade natal, aos 14 anos. Ele trocou o nome para Leon Russell quando se mudou para Los Angeles.

Algumas das músicas mais famosas do cantor na década de 1960 são "A Song for You", eternizada na voz de Donny Hathawaye e gravada por Joe Cocker, The Carpenters, The Temptations, Neil Diamond, Ray Charles, Aretha Franklin e outros. Compôs ainda "Tigh Rope", "Delta Lady" e tocou com músicos, como John Lennon, Bob Dylan, Ringo Starr, Joe Cocker e George Harrison.

Entretenimento