publicidade

Topo

De canções da Disney a temas de animes: Ayu Brazil conquista público geek

A cantora Ayu Brazil faz sucesso na internet cantando temas de animes - Reprodução/Facebook
A cantora Ayu Brazil faz sucesso na internet cantando temas de animes Imagem: Reprodução/Facebook

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 07h01

A cantora Ayu Brazil, nome artístico da capixaba Amanda (que não revela o sobrenome nem a idade para "não perder a identificação com o público"), ainda não ganha a vida só com a música, mas é uma celebridade no mundo geek. Ayu é presença frequente nas feiras de cultura pop do país, apresentando shows onde as músicas mais pedidas são os temas de animes japoneses, como "Cavaleiros do Zodíaco", "Dragon Ball" e "Pokémon".

11.jul.2015 - Ayu Brasil e fã emocionam a plateia ao som da trilha sonora de Frozen no primeiro dia de Anime Friends - Branca Galdinho - Branca Galdinho
Ayu Brazil no Anime Friends em São Paulo
Imagem: Branca Galdinho

Continua após publicidade

Ayu tem uma legião de seguidores, autodenominados "Ayubers". No YouTube, ela tem 560 mil inscritos e mais de 102 milhões de visualizações. "Meu sonho é ser cantora profissional. Me encontrei nesse nicho".

Formada em direito e criada em uma família de músicos, seu pai Rodrigo Tristão não queria que a filha seguisse o caminho artístico. "Ele sabe que é difícil ganhar dinheiro com a música. Hoje em dia, além de me apoiar, ele é o meu produtor musical".

As letras das músicas compostas por Ayu são inspiradas em games e animes. Uma delas, "Meu Lugar", foi inspirada em "Naruto” e é interpretada em parceria com o namorado Wagner Thomazoni, que também é youtuber.

"Nos shows, eu tento não cantar as músicas muito diferente do original, porque o público nerd é muito exigente", diz. Esse foi um dos motivos que também levaram a cantora a estudar japonês, já que algumas faixas são interpretadas na língua original dos animes. 

Embora as meninas estejam cada vez mais presentes no meio geek, as feiras ainda são majoritariamente frequentada por homens. Por causa disso, a cantora diz que ainda é comum ser chamada de "poser" [termo pejorativo para uma pessoa que finge ser algo que não é]. "Não acho que seja preconceito, é uma raivinha. Mas é tão pouco, que não me incomoda", afirmou.

Para o ano que vem, Ayu pretende fazer shows também em feiras da América Latina. “Mas meu sonho mesmo é ser convidada para interpretar oficialmente a música de abertura dos novos animes que estão sendo lançados no país”, revelou.

Desde 2013, quando voltou de uma temporada de estudos nos Estados Unidos, Ayu já cantou em mais de 20 eventos, como Parada Nerd, em Campo Grande; Anime Dark, em Vitória; AnimeXtreme, em Porto Alegre e Rio Anime Club, no Rio. Em dezembro, ela estará no Coca-Cola Anime Jungle, em Manaus (dia 3), Anime Geek, em Belém (dia 11) e Anipólitan, em Salvador (dia 17).

Mas o primeiro vídeo de Ayu que ganhou popularidade não foi sobre animes nem games. Foi a música do desenho "Frozen", da Disney. "Eu não imaginava que o meu vídeo cantando 'Frozen' fosse ter tantas visualizações [atualmente com 26 milhões de views]. Foi a partir daí que eu decidi me dedicar à música”, contou. “Eu amo os filmes da Disney e percebo que parte do público que vem em busca dessas músicas acaba gostando também dos animes também”.

15 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Marcos Paulo de Souza

Esta mocinha é muito talentosa. Ela tem sim uma legião de fãs, de todos os tipos e intenções, mas a maior parte é composta por pessoas que conseguem perceber seu talento musical (que discordo quando dizem que é uma voz comum - comum é a minha) e pessoas que se identificam com seu carisma e bom humor (nem todos os vídeos são musicais). E ela não canta só temas de animações, confiram o canal dela. Ela recebe algumas críticas? Todos recebemos, mas gosto é uma coisa que SEMPRE deve ser acompanhado de respeito (e sem anonimato).

Martin Bittencourt

Feliz por ver o trabalho dessa ótima cantora que acompanho desde os tempos da entrevista com o Zé Graça sendo cada dia mais reconhecido! Continua no caminho, guria!