Topo

É comprovado: "True Love Waits" é a música mais deprê do Radiohead

29.jul.2016 - Thom Yorke, vocalista do Radiohead, se apresenta com a banda no segundo dia do Lollapalooza no Grant Park, em Chicago - Rob Grabowski /Invision/AP
29.jul.2016 - Thom Yorke, vocalista do Radiohead, se apresenta com a banda no segundo dia do Lollapalooza no Grant Park, em Chicago Imagem: Rob Grabowski /Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 13h53

Para quem gosta de ouvir Radiohead quando não está no melhor dos dias, basta dar play em “True Love Waits” e curtir a bad. Pelo menos é o que indicou o programador Charlie Thompson, que concluiu que a música do álbum “A Moon Shaped Pool” foi a campeã ao juntar os quesitos “negatividade” e “letra mais triste”.

Primeiro, Thompson analisou um conjunto de rotinas e padrões do serviço de streaming Spotify e identificou em uma escala de 0.0 a 1.0 o nível de positividade de cada faixa dos 9 álbuns lançados pela banda. Duas canções do grupo liderado por Thom Yorke se destacaram: “True Love Awaits” e “We Suck Young Blood”, marcando 0.0378 cada uma.

A próxima etapa foi analisar as composições. O programador determinou quais palavras mais se associavam a um sentimento negativo a partir de um projeto do Conselho de Pesquisa Nacional do Canadá e qual a porcentagem “triste” de cada canção da banda.

O incansável programador ainda calculou a densidade lírica de cada faixa para chegar a um resultado de 1 a 100. Tanto trabalho concluiu que "True Love Waits" atingiu 1 na escala e se consagrou a música mais depressiva do Radiohead.