Topo

Há 20 anos: lista VIP em evento do Radiohead tinha de Brad Pitt a Madonna

Radiohead em 1997 - Divulgação
Radiohead em 1997 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/03/2017 18h45

Na época em que as gravadoras dominavam a indústria musical, o lançamento de um álbum era considerado um grande acontecimento, com direito a festas milionárias e presenças ilustres.

Lista VIP do lançamento de "OK Computer", do Radiohead - TrueOtterAwaits/Tumblr - TrueOtterAwaits/Tumblr
Imagem: TrueOtterAwaits/Tumblr

Em 1997, o Radiohead mostrava ao mundo "OK Computer", que o consolidou a ícone do rock alternativo. A lista VIP dos artistas confirmados no evento rola pela internet há um tempo, mas é curioso notar a quantidade de estrelas do cinema e da música que estiveram presentes no episódio de 20 anos atrás.

Kate Moss, Brad Pitt, Eddie Vedder e Madonna são algumas celebridades que marcaram presença na festa. Outras aproveitaram o jabá e ainda levaram convidados, como Marilyn Manson e U2, que juntos levaram 21 amigos. 

Entre tantas bandas que marcaram nome na década de 90, Blur, Courtney Love, Lenny Kravitz, Dave Matthews, Oasis e REM completaram a lista. Line-up para qualquer festival ficar com inveja.

"OK Computer"

O disco lançado há 20 anos foi o primeiro produzido pela banda, com assistência do novato Nigel Godrich, que nos próximos anos ainda trabalharia com U2, Paul McCartney e Gnarls Barkley. Thom Yorke, líder da banda, admitiu na época que o quinteto começou a trabalhar no álbum a partir das influências de Miles Davis, principalmente com o álbum "Bitches Brew", um dos expoentes do jazz fusion.

Além do trompetista, Yorke citou Elvis Costello, REM, PJ Harvey e Beatles como responsáveis para o Radiohead chega ao som deseja em "OK Computer". O cantor compôs todas as faixas do trabalho, com letras mais emotivas e pessoais do que "The Bends" (1995).

O disco é considerado um dos grandes trabalhos da década de 1990 e uma referência para o rock alternativo e experimental. 

Radiohead 2017

"A Moon Shaped Pool", lançado em 2016, foi o primeiro projeto da banda em 5 anos. Elogiado pela crítica, o álbum acumula a nota 88 no "Metacritic", site que reúne diversas avaliações de sites e revistas especializadas.

Atualmente, Yorke e banda continuam em turnê pelos Estados Unidos. Antes do anúncio do lineup do Lollapalooza Brasil 2017, especulava-se o grupo britânico poderia ser o headliner do evento, mas as negociações não deram resultado. Por enquanto, o Brasil não está na rota do quinteto.