Música

Marcelo Nova emprestou guitarra a Chuck Berry e recebeu uma missão

Arquivo Pessoal
Chuck Berry usando a guitarra emprestada por Marcelo Nova, em 1993 Imagem: Arquivo Pessoal

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

"Depois que você vê Chuck Berry fazer o 'duck walk' a 1m de distância, usando sua guitarra, é quase como se ele estivesse me conferindo uma missão: 'Vai lá, filho, e bota pra fod**', brinca o músico Marcelo Nova. O líder da banda Camisa de Vênus foi responsável por emprestar um dos instrumentos que o guitarrista usou durante sua passagem por São Paulo, há 24 anos.

Marcelo lembra que cedeu sua guitarra Gibson Chet Atkins após um pedido do produtor e amigo Pena Schmidt. "Chuck tinha passado para ele uma relação de modelos [de guitarra] que ele gostaria de tocar. Quando Pena falou que eu tinha uma Chet Atkins, Chuck bateu o martelo. Ele era doido, viajava sem instrumento nenhum", conta Marcelo ao UOL.

A valiosa guitarra é um modelo especial, que não é encontrada facilmente nas lojas. "A Gibson só faz [esse modelo] sob encomenda. Ela é numerada, toda artesanal e tem uma qualidade excepcional", descreve o músico.

Marcelo conta que Chuck Berry "era um homem de poucas palavras". "Mas foi muito educado e, quando acabou o último show, devolveu a guitarra e disse: 'É um belo instrumento. Mantenha-o. Conserve-o'", relembra.

O brasileiro não teve a oportunidade de tocar alguns acordes com Chuck, mas reiterou a importância do guitarrista, que morreu no último sábado (18), aos 90 anos. "Chuck era uma figura espetacular, não só da parte história de ser a pedra fundamental. Quem era o cara da guitarra dos anos 1950? Chuck Berry. Vai para os anos 1960, que já era uma outra forma de abordar o rock. Quem era a novidade? Rolling Stones. Quem estava por trás? Chuck Berry".

"Vá mais para frente e pega o cara que revolucionou a guitarra e a música popular, Jimi Hendrix. Ele sobe no palco e toca o quê? 'Johnny B. Goode'. Era uma coisa literalmente avassaladora. Chuck é de uma identidade indelével. Enquanto se fizer rock nesse planeta, hoje ou daqui a cem anos, tudo vai partir de Chuck Berry", completa Marcelo.

Luto na música

Cantor, compositor e guitarrista, Chuck Berry foi pioneiro do rock and roll, gênero que ajudou a moldar com seus grandes sucessos dos anos 1950, como "Roll Over Beethoven e "Johnny B. Goode". Ele foi encontrado já sem vida pela polícia de St. Charles, Missouri, que respondeu a uma chamada de emergência.

Berry foi um dos responsáveis por solidificar o nascente rock and roll com faixas de sua autoria, lançadas pela gravadora Chess Records, de Chicago, que logo chegaram ao grande público e elevaram o rock ao status de fenômeno pop.

As faixas traziam os vocais característicos de Berry, acordes inventivos na guitarra e uma sensibilidade para a experiência dos jovens da época. Em poucos anos, seu repertório seria adotado por artistas como Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, que copiaram a melodia de "Sweet Little Sixteen", do guitarrista, em "Surfin U.S.A.".

Berry também ficou conhecido por seu estilo exuberante no palco, com seu "duck walk" --uma espécie de marcha através do palco, abaixado--, que se tornou sua marca registrada.

Em outubro, o músico havia anunciado em seu site que estava preparando um novo álbum, em comemoração a seus 90 anos, com o título de "Chuck" e principalmente faixas inéditas, a ser lançado este ano. Seria seu primeiro novo disco em quase 40 anos.

A informação da morte de Berry foi confirmada no Facebook pela polícia do condado de St. Charles, no Missouri, que recebeu uma chamada de emergência na tarde deste sábado (18):

"A polícia do condado de St. Charles respondeu a uma emergência médica na rua Buckner, às aproximadamente 12h40 de hoje (sábado, 18 de março). Dentro da casa, os primeiros socorristas observaram um homem inconsciente e imediatamente empregaram técnicas de salvamento. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser ressuscitado e sua morte foi anunciada às 13h26. O departamento de polícia do condado de St. Charles confirma com tristeza a morte de Charles Edward Anderson Berry Sr., mais conhecido como o lendário músico Chuck Berry".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
UOL Música - Imagens
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
Estadão Conteúdo
do UOL
Blog do Arcanjo
Música
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Barcinski
do UOL
do UOL
TV e Famosos
AFP
EFE
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Barcinski
do UOL
Blog do Maurício Stycer
Adriana de Barros
UOL Entretenimento
Música
UOL Música
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
Topo