Música

Marcelo Nova emprestou guitarra a Chuck Berry e recebeu uma missão

Arquivo Pessoal
Chuck Berry usando a guitarra emprestada por Marcelo Nova, em 1993 Imagem: Arquivo Pessoal

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

"Depois que você vê Chuck Berry fazer o 'duck walk' a 1m de distância, usando sua guitarra, é quase como se ele estivesse me conferindo uma missão: 'Vai lá, filho, e bota pra fod**', brinca o músico Marcelo Nova. O líder da banda Camisa de Vênus foi responsável por emprestar um dos instrumentos que o guitarrista usou durante sua passagem por São Paulo, há 24 anos.

Marcelo lembra que cedeu sua guitarra Gibson Chet Atkins após um pedido do produtor e amigo Pena Schmidt. "Chuck tinha passado para ele uma relação de modelos [de guitarra] que ele gostaria de tocar. Quando Pena falou que eu tinha uma Chet Atkins, Chuck bateu o martelo. Ele era doido, viajava sem instrumento nenhum", conta Marcelo ao UOL.

A valiosa guitarra é um modelo especial, que não é encontrada facilmente nas lojas. "A Gibson só faz [esse modelo] sob encomenda. Ela é numerada, toda artesanal e tem uma qualidade excepcional", descreve o músico.

Marcelo conta que Chuck Berry "era um homem de poucas palavras". "Mas foi muito educado e, quando acabou o último show, devolveu a guitarra e disse: 'É um belo instrumento. Mantenha-o. Conserve-o'", relembra.

O brasileiro não teve a oportunidade de tocar alguns acordes com Chuck, mas reiterou a importância do guitarrista, que morreu no último sábado (18), aos 90 anos. "Chuck era uma figura espetacular, não só da parte história de ser a pedra fundamental. Quem era o cara da guitarra dos anos 1950? Chuck Berry. Vai para os anos 1960, que já era uma outra forma de abordar o rock. Quem era a novidade? Rolling Stones. Quem estava por trás? Chuck Berry".

"Vá mais para frente e pega o cara que revolucionou a guitarra e a música popular, Jimi Hendrix. Ele sobe no palco e toca o quê? 'Johnny B. Goode'. Era uma coisa literalmente avassaladora. Chuck é de uma identidade indelével. Enquanto se fizer rock nesse planeta, hoje ou daqui a cem anos, tudo vai partir de Chuck Berry", completa Marcelo.

Luto na música

Cantor, compositor e guitarrista, Chuck Berry foi pioneiro do rock and roll, gênero que ajudou a moldar com seus grandes sucessos dos anos 1950, como "Roll Over Beethoven e "Johnny B. Goode". Ele foi encontrado já sem vida pela polícia de St. Charles, Missouri, que respondeu a uma chamada de emergência.

Berry foi um dos responsáveis por solidificar o nascente rock and roll com faixas de sua autoria, lançadas pela gravadora Chess Records, de Chicago, que logo chegaram ao grande público e elevaram o rock ao status de fenômeno pop.

As faixas traziam os vocais característicos de Berry, acordes inventivos na guitarra e uma sensibilidade para a experiência dos jovens da época. Em poucos anos, seu repertório seria adotado por artistas como Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, que copiaram a melodia de "Sweet Little Sixteen", do guitarrista, em "Surfin U.S.A.".

Berry também ficou conhecido por seu estilo exuberante no palco, com seu "duck walk" --uma espécie de marcha através do palco, abaixado--, que se tornou sua marca registrada.

Em outubro, o músico havia anunciado em seu site que estava preparando um novo álbum, em comemoração a seus 90 anos, com o título de "Chuck" e principalmente faixas inéditas, a ser lançado este ano. Seria seu primeiro novo disco em quase 40 anos.

A informação da morte de Berry foi confirmada no Facebook pela polícia do condado de St. Charles, no Missouri, que recebeu uma chamada de emergência na tarde deste sábado (18):

"A polícia do condado de St. Charles respondeu a uma emergência médica na rua Buckner, às aproximadamente 12h40 de hoje (sábado, 18 de março). Dentro da casa, os primeiros socorristas observaram um homem inconsciente e imediatamente empregaram técnicas de salvamento. Infelizmente, o homem de 90 anos não pôde ser ressuscitado e sua morte foi anunciada às 13h26. O departamento de polícia do condado de St. Charles confirma com tristeza a morte de Charles Edward Anderson Berry Sr., mais conhecido como o lendário músico Chuck Berry".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Adriana de Barros
UOL Entretenimento
Música
UOL Música
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
Colunas - Flavio Ricco
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
Topo