Topo

Ex-R.E.M prepara livros autobiográficos baseados em fotos da carreira

Michael Stipe prepara biografia baseada em imagens - Greg Allen/Invision/AP
Michael Stipe prepara biografia baseada em imagens
Imagem: Greg Allen/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 15h37

Michael Stipe revelou ao site "Creative Independent" que está trabalhando em uma série de livros visuais sobre sua vida e carreira musical. Ao lado do parceiro criativo de longa data Jonathan Berger, o cantor do R.E.M disse que o primeiro trabalho vai "focar na minha linha do tempo, no trabalho que fiz ao longo dos anos, através da banda, e de volta quando tinha vinte anos".

Previsto para chegar neste ano, a primeira parte da série ainda vai trazer novidades e surpresas para os fãs da banda norte-americana. "É tudo baseado em imagens, mas algumas são apenas documentações de coisas pelas quais sou obsessivo e que foquei para fazer materiais novos. Também existem coisas que eu pego, recontextualizo e apresento de forma completamente diferente".

Retorno à música

Stipe afirmou em 2016, após a participação no tributo a David Bowie, que sente vontade de voltar a produzir música. "Não estou pronto para entrar em um estrelato pop novamente, com 56 anos de idade. Quero trabalhar com música de novo", contou na época para o New York Times.

O R.E.M se tornou um ícone do rock alternativo e estima-se que a banda tenha vendido 85 milhões de álbuns. A última passagem do quarteto pelo Brasil foi em 2008, com shows em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em 2011, o grupo encerrou as atividades após anúncio no site oficial.