Topo

"Smiths B"? Conheça o James, banda por trás do teaser de "Game of Thrones"

A banda britânica James - Reprodução
A banda britânica James Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 16h23

A HBO liberou nesta quinta-feira (30) o novo teaser da aguardada sétima temporada da série "Game of Thrones”, e um dos destaques da prévia está em sua trilha sonora: a música “Sit Down”, da banda britânica James.

Melódico e solar, o hit “indie’ do grupo do vocalista Tim Booth ganhou uma nova versão no vídeo, com fundo mais sorumbático e propício ao universo denso da série.

Mas quem é esse tal de James? Já ouviu falar? Nós lembramos para você.

Uma das bandas mais ativas da Inglaterra

Um dos nomes mais proeminentes da cena de Manchester, também berço de Stone Roses e Happy Mondays, o James nasceu em 1982 e lançou seu primeiro álbum, "Stutter", quatro anos depois. Desde então, eles nunca pararam de lançar discos. Ao todo, são 14 trabalho de estúdio. Apenas entre 2001 e 2007, quando os integrantes decidiram dar um tempo, os fãs ficaram sem música. O trabalho mais recente, "Girl at the End of the World", foi lançado em 2016.

A música de “Game of Thrones”

Lançada originalmente em 1988, “Sit Down” falhou em atingir o sucesso. Um dos motivos: a faixa tinha sete minutos e meio, longa demais para rodar nas FMs comerciais. Entre os clubs e rádios de Manchester, no entanto, ela foi um sucesso instantâneo. Tanto que, para atender à demanda, acabou relançada pelo grupo em 1991 em versão enxuta, chegando ao segundo lugar no Reino Unido. A letra homenageia a escritora Doris Lessing e a cantora Patti Smith, referências de Tim Booth.

“Smiths B”?

A crítica britânica já rotulou o James de “próximos Smiths” e, ainda pior, de “Smiths de segunda linha”, mas isso parece não ter interferido muito na popularidade da banda. Apesar de ter chegado ao primeiro lugar na Inglaterra apenas com a coletânea “The Best Of” (1998), o James já emplacou mais de 20 músicas entre as mais ouvidas do Reino Unido, número semelhante ao de nomes grandes como Oasis e, ironicamente, Smiths.

Milhões de discos vendidos

Estima-se que, com seu pop rock alternativo, a banda tenha vendido mais de 15 milhões de cópias no mundo, algo considerável para um grupo alternativo. No maior mercado mundial, os Estados Unidos, no entanto, o James nunca conseguiu ser tão ouvido. Somente uma música, “Laid”, de 1993, foi capaz de entrar na lista Hot 100 da revista “Billboard”.

Já vieram ao Brasil

A primeira e única vez do James no país aconteceu em 2012, quando s integrantes se apresentaram para cerca de mil pessoas que se dispuseram a enfrentar o frio da capital paulista e ir ao Cine Joia. Parte da produção, inclusive, foi bancada pela própria banda, que há anos acalentava o desejo de se apresentar por aqui, onde tem fãs dedicados. O show teve pouca divulgação, mas quem esteve lá jura que foi histórico e não faltou catarse sonora.