Topo

Música

Morre engenheiro japonês que ajudou a criar a música eletrônica

Kyodo News via AP
Ikutaro Kakehashi fala sobre música eletrônica em palestra no Japão, em 2013 Imagem: Kyodo News via AP

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 12h19

O engenheiro japonês Ikutaro Kakehashi, fundador da fabricante de instrumentos de música eletrônica Roland, fundamental para a música pop dos anos 1980, morreu no sábado aos 87 anos. Ele morreu no domingo em sua casa de Hamamatsu (oeste do Japão), cidade para onde transferiu a sede da Roland após fundá-la em Osaka em 1972

Sem Kakehashi, não teríamos a música pop e eletrônica como a conhecemos hoje. Seus sintetizadores seduziram grupos como Duran Duran, Depeche Mode ou Kraftwerk, assim como artistas pioneiros como Jean-Michel Jarre e Herbie Hancock.

O astro David Bowie também foi um adepto da marca e utilizou uma guitarra Roland GR-500 para gravar o sucesso dos anos 80 "Ashes to Ashes".
Na década de 80, Kakehashi comercializou à frente da Roland os primeiros modelos acessíveis de caixas de ritmos programáveis, entre eles os dispositivos TR-808 e TR-909, considerados como objetos de culto por democratizar a música eletrônica e marcar o som de uma época.

Apesar de uma discreta recepção inicial no mercado, estas "drum machines" ganharam popularidade graças a seu uso crescente por parte de músicos vanguardistas.

Marvin Gaye contribuiu para popularizar o instrumento com o hit "Sexual Healing", mas a “caixa” também foi amplamente utilizada por grandes figuras do movimento hip-hop como o DJ Afrika Bambaataa, o grupo Beastie Boys e, mais recentemente, o rapper Kanye West, que a incluiu em uma das canções dos álbum "808s & Heartbreak", lançado em 2008, e o duo francês de música eletrônica Daft Punk - que dedicaram o título de um álbum e de uma canção ao TR-808.

Grammy

Kakehashi recebeu em 2013 um Grammy por sua contribuição para a indústria musical com a criação dos sistema MIDI (Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital para os Instrumentos Musicais).

Este dispositivo permite a interação entre instrumentos musicais e computadores.

Kakehashi deixou a Roland em 2013 por divergências com a diretoria, de acordo com a imprensa, e fundou a ATV.

Marc Almond, um dos integrantes do grupo britânico Soft Cell, expoente do synthpop, prestou homenagem no Twitter a um "homem que mudou a música".

* Com informações da EFE e AFP

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!