Música

John Mayer é o cantor pop que sempre quis ser um "guitar hero"?

John Shearer/Invision/AP
O cantor John Mayer, que lança novo disco Imagem: John Shearer/Invision/AP

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

14/04/2017 04h00

Após um hiato de quatro anos, John Mayer está de volta com a versão completa de "The Search for Everything", anteriormente divido em dois EPs no começo do ano, lançado nesta sexta (14). O single "Love on the Weekend" ganhou destaque ano passado e segue o caminho já trilhado pelo músico diversas vezes, diferente da dançante "Moving On and Getting Over", com um toque de R&B.

O lado "guitar hero" dá as caras, mas não chega a brilhar e fica como suporte do projeto, assim como em outros álbuns de sua discografia. A impecável produção executiva de Steve Jordan acerta a mão em cada faixa, principalmente em "Still Feel Like Your Man".

O guitarrista, compositor e cantor parece deixar de lado o protagonismo de sua "alma de guitarrista" quando precisa lançar material inédito, ainda mais depois de tanto tempo sem novidades de estúdio. Mas a nova abordagem R&B e o vocal com um quê de Michael Jackson pode ser um novo caminho de Mayer.

Guitarrista de blues e cantor pop

John Mayer surgiu no começo dos anos 2000 como uma figura diferente na música comercial, aliando arranjos trabalhados na guitarra e violão com uma charmosa pegada pop. O estrelato foi imediato e os hits "Free Fallin'", "XO" e "Slow Dancing in a Burning Room" o transformaram em uma potência do mercado fonográfico.

Divulgação
Capa do disco "Try!", de John Mayer Trio Imagem: Divulgação

Em todos os trabalhos o músico mostra técnica e influências diversas, principalmente nas apresentações ao vivo, desde o bluegrass e country da cidade de Atlanta - onde deu os primeiros passos na música  - ao blues tradicional sulista norte-americano. Mayer já dividiu o palco com grandes nomes da guitarra, de B.B. King a Buddy Guy, mas parece se sentir confortável naquilo que o consagrou: o pop.

O álbum ao vivo "Try!", de 2007, com o John Mayer Trio, tenta fugir do padrão e traz versões de Jimi Hendrix e Ray Charles. Desde a capa, lembrando obras de jazz lançadas nas décadas de 50 e 60, o álbum foi construído com outra sonoridade, principalmente pela aquisição dos experientes Steve Jordan na bateria e Pino Palladino no baixo.

"Você não pode fazer música sendo uma pessoa famosa. Pessoas famosas fazem discos ruins, então eu faço música como um músico", disse o cantor em uma entrevista para o "The Guardian", em 2009. "Eu leio pessoas dizendo que sou bom enquanto outras acreditam que sou uma porcaria. Eu não tenho que provar nada para ninguém, tudo que tenho que fazer é tocar", completou.

Divulgação/Crossroads Festival
John Mayer ao lado de Buddy Guy e Eric Clapton Imagem: Divulgação/Crossroads Festival

Mayer, muitas vezes, é criticado por "abandonar" as raízes blueseiras e se dedicar a um estilo mais direcionado ao que os fãs querem ouvir. Diversos fóruns na internet voltados para guitarra aparecem com o tema "John Mayer é um bom guitarrista?". Entre seus defensores está ninguém menos que Eric Clapton, que o chamou de "mestre" após sua participação no tributo a J.J. Cale.

"Fiquei impressionado com ele, realmente um novo respeito, porque tem um dom e é um mestre. Acho que ele não sabe o quanto é bom. Ele arrasou em 'Magnolia'".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
UOL Música
do UOL
do UOL
Chico Barney
Música
AFP
Reuters
Da Redação
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Blog do Barcinski
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
TV e Famosos
do UOL
Topo