Música

"Despacito": Que música é essa que botou Bieber para cantar em espanhol?

Reprodução
Cena do clipe de "Despacito", de Luis Fonsi com Daddy Yankee Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/04/2017 18h13

Nem Justin Bieber resistiu à onda latina que tomou as paradas musicais nos últimos anos. O cantor canadense até botou o seu espanhol à prova e surpreendeu os fãs ao participar de uma versão remix de "Despacito", já um hit do cantor porto-riquenho Luis Fonsi.

A versão de Bieber foi lançada na segunda-feira e pode ter uma explicação: nesta terça ele está em Porto Rico, onde faz um show de sua "Purpose Tour". O canadense deve aproveitar a passagem pela terra natal de Fonsi, autor da música, e de seu parceiro no hit, o rapper Daddy Yankee, para cantar "Despacito" pela primeira vez ao vivo.

Em um dia de seu lançamento, o remix bombou e já divide as paradas com a música original, lançada em janeiro. Na lista das 50 mais tocadas do mundo no serviço de streaming Spotify, a versão de Luis Fonsi aparece na 12ª posição e o remix, 18ª. 

É um fenômeno

No YouTube, onde o clipe de "Despacito" foi publicado em 12 de janeiro de 2017, o vídeo já ultrapassa 982 milhões de visualizações. Sim, quase 1 bilhão de acessos em pouco mais de três meses no ar. Apesar de a versão de Justin Bieber ser o primeiro remix oficial da música, no YouTube há diversas outras versões anônimas, além de vídeos ensinando a fazer a coreografia.

O remix com Bieber não tem clipe, mas foi publicado no YouTube com uma imagem e o áudio, e já são quase 30 milhões de visualizações. Chiclete, a música original está nas rádios desde o começo do mês e conquistou até disco de ouro no Brasil, o que significa que passou dos 50 mil downloads. E essa popularidade só deve aumentar.

Quem é Luis Fonsi?

Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução
Luis Fonsi no Latin Awards, em 2016, e no clipe de "Despacito", em 2017 Imagem: Frazer Harrison/Getty Images e Reprodução

Seria ele o novo Ricky Martin? Bem, não exatamente. O porto-riquenho Luis Fonsi tem 39 anos e está mais para um Eduardo Costa latino. Com o primeiro disco solo lançado em 1998, ele fez carreira como cantor romântico, conquistando até um Grammy Latino e uma indicação ao Grammy em 2009. Fonsi atualizou seu visual e lançou "Despacito" como o primeiro single do seu ainda inédito 10º álbum. O rapper Daddy Yankee contribuiu para dar um ar mais moderno à faixa reggaeton.

Radicado nos Estados Unidos desde a infância, Fonsi já cantou em inglês e chegou a montar uma boyband na adolescência com Joey Fatone, que anos mais tarde virou um dos cinco integrantes do N'Sync. Enquanto o amigo seguiu os passos da música pop e achou outros caras para sua banda --entre eles Justin Timberlake--, o porto-riquenho se dedicou às letras românticas em espanhol e ganhou o público latino em carreira solo.

Os brasileiros curtiram...

Quer melhor termômetro do que as redes sociais? No Twitter, os brasileiros mostram que já aprenderam o "Despacito". Além de dar uma vontade louca de dançar, a música gruda mesmo na cabeça. Veja algumas reações:

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Música
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
TV e Famosos
do UOL
EFE
AFP
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
Topo