Topo

Primeiros álbuns de Cartola são relançados em vinil

Capa do disco "Cartola" (1976), de Cartola - Divulgação
Capa do disco "Cartola" (1976), de Cartola
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/04/2017 12h49

Fazendo parte da coleção "Clássicos em Vinil", da Polysom, os dois primeiros álbuns da discografia do sambista Cartola foram lançados nesta quarta-feira (19) em vinil.

Os discos homônimos, lançados em 1974 e 1976, trazem grandes temas de um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, como "Acontece", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "Preciso Me Encontrar", em bolachões de 180 gramas.

Cartola gravou seu álbum de estreia aos 66 anos e registrou parcerias com Carlos Cachaça, Elton Medeiros e Nuno Veloso. A morte do sambista, em 1980, deixou um legado ímpar na música popular brasileira.

"Cartola" - 1974

Capa do álbum "Cartola", de 1974 - Divulgação - Divulgação
Capa do álbum "Cartola", de 1974
Imagem: Divulgação

O trabalho de debute do sambista foi lançado em 1974 sob produção de João Carlos Botezelli, o "Pelão". O disco abre com "Disfarça e Chora" e ainda conta com "Tive Sim", "Alvorada" e "Sol Nascerá". Todas as composições são de autoria de Cartola, sendo algumas com os parceiros Carlos Cachaça, Dalmo Castelli, Elton Medeiros e Nuno Veloso.

"Cartola" - 1976

Capa do disco "Cartola" (1976), de Cartola - Divulgação - Divulgação
Capa do disco "Cartola" (1976), de Cartola
Imagem: Divulgação

O álbum seguinte - também conhecido como "II" - é outro clássico da música brasileira. Produzidas por Juarez Barroso, a versão de "Preciso Me Encontrar", de Candeia, e as composições próprias "O Mundo é um Moinho", "As Rosas Não Falam" e "Cordas de Aço" colocam o trabalho entre um dos mais lembrados do cantor.