Música

U2, Alice Cooper, ZZ Top: O que escondem as fotos de Julian Lennon?

Divulgação
Julian Lennon, que está inaugurando exposições fotográficas em São Paulo Imagem: Divulgação

Por Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 04h00

Filho mais velho do beatle John Lennon, Julian Lennon está com duas exposições em cartaz em São Paulo uma delas, “Rock 'n' Roll Suite”, inteiramente dedicada a ícones do rock, mas nem por isso ele se considera um fotógrafo "de verdade". Afinal, hoje em dia qualquer um pode ser, basta estar no momento certo, na hora exata.

“Quando você olha para fotos de fotógrafos clássicos do rock, dá para perceber que muitas vezes o mais especial não é a foto em si, mas a pessoa, o momento. Às vezes é a época de aventura em que ela é tirada, às vezes o momento que a música atravessava. Tudo isso conta”, afirma o músico e filantropo ao UOL.

Drew Gurian/Invision/AP
Julian Lennon Imagem: Drew Gurian/Invision/AP

O trabalho de Julian, que se converteu à fotografia há dez anos, após acompanhar o irmão Sean em turnê, está exposto em dose dupla na Leica Gallery São Paulo. Além da exposição roqueira estrelada por U2, ZZ Top e Alice Cooper, entre outros, há também a mostra “Cycle”, fruto de uma transformadora viagem ao Sudeste Asiático.

Do ponto de vista pop, o que mais desperta atenção é um registro do vocalista Bono, flagrado em um momento tenso com os colegas de banda, quando se preparavam para gravar. John Lennon, impávido, “observa” a cena ao fundo, estampado em um quadro.

Outros nomes clássicos também recebem tratamento especial: Alice Cooper surge na forma de um espectro psicodélico em um show, enquanto o barbudo Billy Gibbons, do ZZ Top, empunhando sua guitarra Les Paul, parece viver apenas mais um dia em sua vida de rock.

O próprio Julian Lennon explica a história por trás dessas imagens.

John Lennon "vigia" Bono

Julian Lennon
O vocalista Bono em estúdio Imagem: Julian Lennon


"Essa foto é mais importante para mim. Eu estava hospedado em uma casa em que havia um estúdio e onde o U2 decidiu gravar. Então, fiquei muito próximo deles assim que eles se mudaram para o lugar. Havia muita emoção e momentos difíceis rolando, e eu queria ser uma figura invisível. No primeiro dia, eu estava só tirando fotos aleatórias, e elas ficaram uma merda. Pareciam fotos de férias. Na hora, pensei seriamente em desistir da fotografia. Mas aí, em algum momento, eu cruzei as pernas e de repente me vi deitado no chão. Olhei na direção do Bono e vi a foto do meu pai ao fundo. Pensei: 'É o clique que eu estava procurando o tempo todo'."

The Edge e uma mensagem idílica

Julian Lennon
O guitarrista do U2, The Edge, em estúdio: "Acorde e sonhe" Imagem: Julian Lennon

"Foi nesse momento que aprendi que a perspectiva é algo fundamental para se tirar fotos. É muito importante capturar a forma como a foto é levada até você. A partir dali, nunca tirei fotos da mesma maneira. Entendi que é possível ir mais a fundo e que a cena pode contar muito mais do que parece contar em um primeiro momento. Foi também o que aconteceu na foto com o The Edge e a mensagem "wake up and dream" [acorde e sonhe, em português].

Alice Cooper fantasma

Julian Lennon
O cantor Alice Cooper, que ganha versão fantasmagórica no clique de Julian Lennon Imagem: Julian Lennon

“As fotos de Alice Cooper e Billy Gibbons foram tiradas no lugar que costumava ser o CBGB, em Nova York. O lugar foi comprado pelo John Varvatos [designer de roupas masculinas], que transformou tudo aquilo em uma butique. Anualmente, ele faz um evento de caridade. Naquele ano específico, ele comemorava o décimo aniversário da iniciativa e convidou vários amigos da indústria e pessoas que estavam simplesmente dispostas a subir no palco e tocar."

Billy Gibbons e o rock 'n' roll

Julian Lennon
O vocalista e guitarrista Billy Gibbons, "alma" do grupo ZZ Top Imagem: Julian Lennon

"Era a primeira vez que eu havia ido a esse show. Tive a sorte de ser o dia em que o Alice Cooper e o ZZ Top estavam lá. Eu estava apenas começando na fotografia, não sabia exatamente o que estava fazendo. Até hoje não sei muito bem. De novo, tive a sorte de estar no lugar certo na hora exata. Essas são fotos simples, que representam os músicos vivendo sua vida ‘rock 'n' roll’.”

Serviço

Mostras "Rock 'N' Roll Suíte" e "Cycle"
Onde: Leica Gallery São Paulo - rua Maranhão, 600, Higienópolis, tel  (0xx11) 3512-3909
Quando: de terça a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 16h; até 24/6
Quanto Grátis
Classificação Livre

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
Reuters
Adriana de Barros
Reuters
Música
do UOL
Adriana de Barros
Adriana de Barros
Adriana de Barros
AFP
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Adriana de Barros
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Música
UOL Música - Imagens
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
EFE
AFP
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
Topo