Topo

"A Gata Comeu", "Começar de Novo": Bryan Adams e sua presença nas novelas

O cantor Bryan Adams - Divulgação
O cantor Bryan Adams
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/04/2017 04h00

Bryan Adams está de volta ao Brasil depois de dez anos de sua última visita. O cantor canadense, cuja veia pop dá inveja até a Phil Collins, cravou seu nome no pop rock romântico das décadas de 1980 e 1990, além de deixar sua marca na dramaturgia brasileira. Foram cinco contribuições em novelas, entre músicas gravadas e composições interpretadas por outros artistas, que embalaram as produções nacionais. 

Com quase quatro décadas dedicadas à música, Adams é responsável pelos sucessos "Summer of '69", "I Do It For You", "Somebody" , "Please Forgive Me" e muitos outros. Após ficar quase uma década  sem lançar um registro de estúdio, o hitmaker voltou com tudo em 2015 com o álbum "Get Up", que revitalizou sua carreira e foi elogiado pela crítica especializada.

Estima-se que o músico já tenha vendido mais de 100 milhões de discos e singles pelo mundo. Adams é o 38º artista que mais entrou na lista das 100 músicas semanais mais ouvidas nos Estados Unidos e ainda é reconhecido pelas apresentações e campanhas beneficentes. 

Relembre os hits novelescos de Bryan Adams, que se apresentou na quinta-feira no Rio de Janeiro e faz shows em São Paulo nesta sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), no Citibank Hall.

Guerra dos Sexos (1983) - "Straight From The Heart"

Guerra dos Sexos - Divulgação - Divulgação
Guerra dos Sexos
Imagem: Divulgação

Os anos 80 foram dominados pela voz rasgada e os toques amorosos do cantor. A música do álbum "Cuts Like a Knife", lançado no mesmo ano da novela, foi tema do casal Nando (Mário Gomes) e Juliana (Maitê Proença), sendo um dos destaques da trilha internacional da novela, que conseguiu uma média de 58 pontos no Ibope.

A Gata Comeu (1985) - "Heaven"

O professor Fábio e a Babi de "A Gata Comeu" - Divulgação/Montagem - Divulgação/Montagem
O professor Fábio e a Babi de "A gata Comeu"
Imagem: Divulgação/Montagem

A novela das 18h, que passou entre abril e outubro de 1985, trouxe "Heaven", um dos principais sucessos do canadense. A canção surgiu pela influência da banda Journey, com a qual Adams excursionou no ano anterior. A balada foi tema da descolada Babi, que transformou a atriz Mayara Magri em musa graças ao cabelo curtinho. "A Gata Comeu" é uma das novelas mais reprisadas da Globo, marcando uma geração pela trama dos protagonistas Jô (Christiane Torloni) e Fábio (Nuno Leal Maia).
 

Salsa & Merengue (1996) - "I'll Always Be Right There"

"Salsa e Merengue" (1996) marcou a estreia de Miguel Falabella como autor. A novela era estrelada por Patrícia França e Marcello Antony - Rosane Bekierman/Folha Imagem - Rosane Bekierman/Folha Imagem
"Salsa e Merengue" era estrelada por Patrícia França e Marcello Antony
Imagem: Rosane Bekierman/Folha Imagem

Prepare o lenço porque essa pega no fundo do peito. A faixa foi tema da protagonista Madalena (Patrícia França), que se apaixona por Eugênio (Marcello Antony) e luta até o final para salvar o amado. A arrastada música versa exatamente de todos os sacríficos que um casal enfrenta para no final ficarem juntos. 

Começar de Novo (2004) - "Flying"

Miguel (Marcos Paulo) foi o protagonista da novela - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Miguel (Marcos Paulo) foi o protagonista da novela
Imagem: Divulgação/TV Globo

Quem aprendeu a andar de bicicleta nunca esquece. E, apesar de não ver emplacar tantos hits na década de 2000, Adams acertou a mão na música que integrou a trilha internacional da novela das 19h, da Globo. Mais uma vez, o cantor discorreu sobre a possibilidade do amor e companheirismo para a vida toda.

Corpo a Corpo (1984) - "Edge of a Dream"

Zezé Mota e Marcos Paulo em "Corpo a Corpo" - Cedoc/TV Globo - Cedoc/TV Globo
Zezé Mota e Marcos Paulo em "Corpo a Corpo"
Imagem: Cedoc/TV Globo

Dessa vez, ele não soltou a voz: a música é cantada por Joe Cocker, mas Bryan Adams é o responsável pela composição principal do casal Cláudio (Marcos Paulo) e Sônia (Zezé Mota), na novela escrita por Gilberto Braga e dirigida por Dennis Carvalho. A faixa um tanto desconhecida na discografia do britânico deu as caras no filme "Escola da Desordem", lançado em 1984, mas também apareceu no luxuoso box "The Long Voyage Home", que contava com quatro CDs, lançado por Cocker em 1995.