Topo

Eagles processa hotel mexicano por lucrar com nome "Hotel California"

A banda americana Eagles, que recentemente anunciou que voltará a se apresentar - Getty Images
A banda americana Eagles, que recentemente anunciou que voltará a se apresentar Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/05/2017 16h31

A banda americana Eagles está processando um hotel chamado "Hotel California", no México, por utilizar e explorar indevidamente o nome do disco e da música do grupo, um dos grandes clássicos da história do rock. A informação é da agência Reuters.

Segundo a ação, movida pelos integrantes nesta segunda (1°), o estabelecimento temático, que fica na cidade Todos Santos, na península da Baixa Califórnia, encoraja os clientes a acreditar que o local tem alguma relação com a banda.

De acordo com o grupo, o hotel usa de falsa associação para vender camisetas e outros produtos de merchandising, além de tocar músicas do álbum "Hotel California" em seus alto-falantes.

"Os acusados levam os consumidores a pensar que o hotel, entre outras coisas, serviu de inspiração para as letras do disco 'Hotel California', o que é falso", afirma a denúncia.

A ação pede reparação de danos e que o local pare imediatamente de se aproveitar da "marca" Eagles para atrair clientes, especialmente os norte-americanos.

Procurados pela Reuters, o advogado da banda e os representantes do hotel não haviam respondido sobre pedidos de entrevista até a publicação deste texto. No site do Hotel California, os proprietários afirmam que "não têm qualquer ligação nem promovem qualquer vínculo" com o grupo.

O hotel mexicano foi inaugurado em 1950, muito antes de os Eagles lançarem o álbum e a música, em 1976. O local, no entanto, passou por uma série de alterações de nome antes de retomar o original em 2001.

Letra misteriosa

Composta por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey, "Hotel California" é um dos grandes clássicos do rock dos anos 1970. Versa sobre um hotel fictício de beira de estrada onde fatos misteriosos começam a ser percebidos.

Há décadas, a canção alimenta várias histórias sobre o famoso um eventual hotel real, desde que ele estaria situado na Baixa Califórnia até que a letra, na verdade, seria uma alusão a um centro psiquiátrico em Los Angeles.

Segundo Henley, a música, que já foi interpretada por grupos religiosos como satanista, trata de uma "jornada da inocência à experiência". "Não é música sobre o hotel. É sobre os Estados Unidos", disse ele em entrevista à rede CBS no ano passado.