Topo

O Rappa anuncia que vai entrar em hiato "sem previsão de volta" em 2018

O cantor Falcão grava DVD acústico do Rappa no Recife - Reprodução
O cantor Falcão grava DVD acústico do Rappa no Recife Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 19h59

Os fãs da banda O Rappa foram pegos de surpresa com o anúncio desta quarta-feira (03) sobre uma pausa na carreira "sem previsão de volta". A turnê pelo Brasil está confirmada até fevereiro de 2018.

No comunicado, o grupo agradeceu a parceria com os fãs mais "'crazy' do planeta", e relembrou as experiências recentes no Brasil e no exterior, com shows nos Estados Unidos, Europa e Oceania. 

O quarteto não especificou os motivos para o novo hiato. Em 2009, uma pausa na carreira fora divulgada alegando que seria para o corpo, e não para a mente. A banda só se reuniria dois anos depois com a turnê do álbum "Ao Vivo".

O Rappa

Formada por Marcelo Falcão (vocal), Marcelo Yuka (bateria), Nelson Meirelles (baixo) e Xandão (guitarra), a banda lançou o álbum homônimo em meados da década de 1990. Com o encarregado pelas baquetas como o principal compositor, a estreia falava sobre racismo, preconceitos e diferenças sociais, misturando diversas vertentes da música como rap, rock, reggae e samba.

Os projetos seguintes, com Lauro Farias no baixo, "Rappa Mundi" (1996) e "Lado B Lado A" (1999), seguiram a mesma linha e venderam milhares de cópias. O primeiro baque do quarteto aconteceu em 2000, quando Yuka ficou paraplégico após uma tentativa de assalto. 

Com Lobato cuidando da percussão, o grupo emendou os trabalhos de estúdio "O Silêncio Que Precede o Esporro" (2003), "7 Vezes" (2008) e "Nunca Tem Fim..." (2013). A última gravação do quarteto foi o ao vivo "Acústico Oficina Francisco Brennand", que revisita a discografia da banda e ainda traz quatro inéditas.

Entre as canções mais conhecidos do O Rappa estão "Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro", "A Feira", "Pescador de Ilusões", "Tribunal de Rua", "Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)", "Reza Vela", "O Salto", "Auto-Reverse" e "Anjos".