Topo

Sinestesia: Entenda por que a cantora Lorde é capaz de enxergar os sons

Cantora Lorde lança novo álbum "Melodrama" - Reprodução
Cantora Lorde lança novo álbum "Melodrama" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 14h54

Lorde não contou apenas com seu conhecimento das notas musicais para compor o novo álbum "Melodrama", que será lançado no dia 16 de junho, mas também as cores dos sons que ouve.

A cantora neozelandesa tem uma condição neurológica rara, chamada sinestesia. No caso dela, cada nota musical é capaz de produzir uma cor em seu cérebro.

"Este disco tem cores muito intensas", explicou ela, em vídeo publicado em seu canal da Vevo. "Os sons estão estreitamente ligados ao mundo fluorescente de ir para a rua à noite", disse ela.

Para ela, é difícil explicar isso às pessoas porque a maioria não vive o que ela sente. "Por um tempo eu achava que as pessoas tinham uma cor para cada dia da semana ou para cada nome de amigo, mas aí você percebe que é apenas estranha e que isso é apenas uma coisa sua", contou.

A cantora diz ainda que há momentos em que só gostaria de ver sons em vez de ver tudo porque há sons que são esmagadoramente visuais em cores e também em texturas. No entanto, ela diz que sua condição faz tudo ser estranho, mas também mais vívido.