Topo

MC Zaac explica sucesso do hit "Vai Embrazando": "Primeiramente a catuaba"

Mc Zaac e Mc Vigary no clipe de "Vai Embrazando"  - Reprodução/YouTube
Mc Zaac e Mc Vigary no clipe de "Vai Embrazando" Imagem: Reprodução/YouTube

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

18/05/2017 04h00

Nem adianta perguntar para MC Zaac qual o segredo do sucesso para compor um hit. O funkeiro de 24 anos, que há semanas está com a música "Vai Embrazando" entre as mais ouvidas do Spotify no Brasil, não sabe explicar direito como surgiu a canção.

"Primeiramente a catuaba. A gente estava doido de catuaba e começamos a escrever lá em casa. A gente tinha umas ideias com essa melodia e começamos a fazer", lembra o cantor de Diadema (SP). 

Vai Embrazando - Reprodução/Instagram/mczaacof - Reprodução/Instagram/mczaacof
Totalmente Embrazado. MC Zaac chega a fazer três apresentações por noite por causa do hit
Imagem: Reprodução/Instagram/mczaacof
A faixa foi composta em parceria com MC Vigary. "No meio da noite eu pensei: 'Como vou falar de catuaba se eu não tomar uma catuaba?' Tudo aconteceu no dia. Foi completamente natural. Começamos a escrever num dia, no outro já estava pronta", continua.

A música fala sobre um esquenta, a típica reunião para fins alcoólicos que rola antes da balada e segue os passos de "Bumbum Granada", funk que apresentou as paradas de sucesso para Zaac no ano passado.

Lançado em março, o clipe de "Vai Embrazando" já ultrapassa as 122 milhões de visualizações no YouTube e tem a assinatura da Kondzilla, mega produtora de vídeos, responsável pelos clipes de "Deu Onda", "Baile de Favela", "Olha a Explosão", entre outros. 

"Todo mundo quer fazer uma música tão boa quanto a primeira. Eu queria, mas foi Deus que escolheu mesmo. Foi Deus que me deu outra oportunidade", diz o cantor, que começou a tocar violão e passou a pesquisar mais sobre estilos e instrumentos depois do primeiro hit.

"Sei que essa coisa de sucesso no funk é rápida, por isso a minha proposta é fazer coisas diferentes". Para ele, a maior inovação de "Vai Embrazando" são os vocais que substituem o beat. "Tem uma levada diferente do que estava rolando no funk", garante.

"Minha mãe pode escutar sem caô"

Mas afinal o que significa "Vai Embrazando?". Adepto do "funk light" - "minha mãe pode escutar sem caô" - Zaac garante que a expressão não tem conotação sexual. "É um termo do funk que a gente usa geralmente para falar de tudo que é bom, tipo: 'Vamos curtir lá no baile, vamos embrazar'. Não tem segredo. É mais no sentido de 'vamos agitar, vamos animar'".

Zaac conta que só percebeu que "Vai Embrazando" era sucesso quando viu famosos compartilhando a música. "Primeiro foi a Anitta, depois o Neymar. Até o Safadão vai gravar uma versão. Foi aí que eu vi que a coisa estava ficando um pouquinho mais séria", conta. O sucesso fez o número de shows aumentar e atualmente Zaac está com uma agenda de 16 shows por semana. Com "Bumbum Granada" eram 19.

Ele também foi convidado para participar da próxima música de Anitta. A cantora prepara uma faixa em parceria com o rapper norte-americano Tyga. "É um bagulho muito diferente, tem o funk da Anitta, o funk de onde eu venho, e a parada internacional do trap",explica.

Zaac não tem dúvidas de que a música vai ser mais um hit, o terceiro de sua carreira. "Estamos na luta para por um trampo legal na pista. Tenho certeza que vai embrazar", diz.