Topo

Morre, aos 62 anos, o cantor e produtor Kid Vinil

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 17h35

O cantor e produtor Kid Vinil morreu no início da tarde desta sexta-feira (19), aos 62 anos, em São Paulo. 

Kid estava em coma induzido desde o dia 15 de abril, quando passou mal em Conselheiro Lafaiate (MG). Ele era uma das atrações da Festa Retrô e tinha acabado de se apresentar quando sentiu fraqueza. Ele foi atendido no local e transferido para um hospital da região, onde foi diagnosticado com um edema.

Em estado grave, Kid foi transferido três dias depois para o Hospital da Luz, na Vila Mariana, em São Paulo, graças a uma campanha entre amigos e artistas para arcar com o traslado, entre eles Junior Camargo, diretor-geral da Rádio 89 FM, onde Kid mantinha o “Programa do Kid Vinil” toda quinta-feira. “Quando soube o que estava acontecendo a gente ajudou na urgência daquele momento. Mas infelizmente não possível reverter a situação. Foi muito grave", disse ao UOL.

No início do dia, a família do cantor informou que ela estava passando pelos "momentos mais crítico de sua recuperação": "Entendemos que agora é o momento dele com Deus".

O "boy" do rock nacional

Nome importante na construção do rock nacional, Antônio Carlos Senefonte, nome de batismo de Kid Vinil, nasceu em Cedral, no interior de São Paulo, e iniciou a carreira com o grupo Verminose, um dos pioneiros do pós-punk no Brasil, que mais tarde mudaria de nome para Magazine.

Com a pegada mais pop e tom de crônica juvenil, a banda logo conquistou sucesso nacional com "Sou Boy" e "Tic-Tic Nervoso". Com o alcance, emplacou a versão de "Comeu", de Caetano Veloso, como tema de abertura da novela "A Gata Comeu", da TV Globo, em 1985.

 

Na TV, participou do programa “Boca Livre”, da TV Cultura, em 1987, e comandou “Som Pop”, na mesma emissora até 1993 – programas musicais seminais na época. A linguagem jovem e a fama de enciclopédia ambulante do rock o levou a apresentar também “Mocidade Independente” na TV Bandeirantes, além de programas na MTV.

Nos anos 2000, atuou também como diretor artístico da gravadora Trama e retomou as atividades do Magazine. Nos últimos anos, costumava viajar pelo Brasil com apresentações como DJ e com a banda Kid Vinil Xperience.

Em 2008, lançou o livro "Almanaque do Rock" que relata a trajetória do rock, começando pelos anos 50 até os dias de hoje. Em 2014, integrou o elenco do reality show "Aprendiz Celebridades", da TV Record. No ano seguinte, ganhou a biografia "Um Herói do Brasil", escrita em parceria pelo jornalista Ricardo Gozzi e pelo músico Duca Belintani.

Nas redes sociais, artistas e amigos lamentaram a notícia: "Meu professor, descanse em paz", escreveu o cantor e apresentador João Gordo.