Topo

10 astros da música que já foram traídos pelo playback

Reuters
Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL

26/05/2017 04h00

O uso de playback em shows que deveriam ser ao vivo é aquela coisa: quase todo mundo faz, mas ninguém gosta de admitir. O problema é quando acontece algum imprevisto e a máscara cai na frente de todo mundo, com provas imortalizadas pela internet. Foi o caso dos artistas a seguir:

1. Mariah Carey

Era o show da virada na Times Square, em Nova York. Coube à diva saudar a chegada de 2017 com um de seus hits, "Emotions". Mas algo deu errado com a base pré-gravada, que estava fora de sincronia. Mariah simplesmente não cantou. Chegou a pedir para a plateia cantar. Mais tarde, se retratou no Twitter: "Merdas acontecem".

 

2. Britney Spears

Ela é uma célebre adepta do playback e já não se importa com isso - muito menos seus fãs. Durante um show em Las Vegas em 2014, ficou bem evidente que ela errou o tempo da sua voz gravada.

 

3. Katy Perry

Em 2011, durante um show em Manchester, Katy Perry recebeu uma flauta no palco e começou a tocar. Ou melhor, fingir que estava tocando. Quando ela voltou ao microfone, o áudio do instrumento gravado continuou, deixando claro que era só playback. "Ok, eu não consigo tocar flauta", admitiu, envergonhada.

 

 

4. Selena Gomez

Dançar de salto alto e cantar ao mesmo tempo não deve ser nada fácil, ainda mais na hora de pular para agitar o público. Selena fez tudo isso durante um show na ,em 2013. Só que ela pisou em falso e caiu no chão... Mas a sua voz continuou inabalável, graças ao playback.

 

 

5. Justin Bieber

O constrangimento foi duplo: além de vomitar no palco, Justin foi desmascarado pelo playback, já que sua voz continuou normal mesmo enquanto ele passava mal. Aconteceu em 2012, em um show no Arizona. Ele alegou que tomou muito leite antes de subir no palco e não caiu muio bem.

 

 

6. Beyoncé

Pois é, até ela já foi traída pelo playback. Durante um momento de interação com os fãs franceses, ela se agachou perto da plateia, e precisou afastar o microfone para não perder o equilíbrio. E nenhuma alteração foi notada no vocal...
 

 

7. 50 Cent

A entrada dele no palco do BET Awards 2007 foi triunfal, com direito a pirotecnia. Mas algo deu errado com a base gravada, e o rapper ficou perdidão andando pra lá e pra cá, aparentemente sem saber o que cantar.

 

 

8. Shakira

A gente sabe que a grande maioria das atrações musicais em programas de auditório usa playback. Com Shakira, não foi diferente, mas ficou constrangedor depois que ela deu um tapa no microfone sem querer e sua voz continuou como se nada tivesse acontecido.

 

 

9. Bon Jovi

Ele estava tão concentrado olhando para o auditório que se esqueceu de acompanhar a gravação da sua voz... Será que tinha um crush na plateia?

 

 

10. Lady Gaga

"Eu nunca fiz playback, e eu nunca vou fazer", já declarou Lady Gaga em um de seus shows. Mas não faltam vídeos tentando desmascarar a diva na internet. Mas, neste show, ela caiu no chão e sua voz não teve nenhuma alteração. E aí, foi playback ou não foi?

 

 

BÔNUS HORS CONCOURS: Ashlee Simpson

O auge da carreira da irmã de Jessica Simpson foi em 2004, quando ela foi convidada para tocar no programa Saturday Night Live. Depois de ser apresentada pelo ator Jude Law, a música começa a tocar. Mas não era bem a música que ela estava esperando que tocasse. Visivelmente envergonhada, ela chega a fazer uma dancinha inexplicável antes de "fugir" do palco. O episódio é até hoje lembrado como uma das piores falhas de playback de todos os tempos.