Topo

Fofo, recatado e hitmaker: Ed Sheeran atrai 100 mil fãs em turnê brasileira

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 04h00

O ruivinho mais famoso da música pop atual encerrou na terça-feira (30) a nova turnê brasileira. Somando os quatro shows, quase 100 mil pessoas prestigiaram as apresentações “solitárias” do artista que é uma banda completa, passando do pop folk para versões de Nina Simone e arriscando no rap.

Munido de apenas um violão e sozinho no palco, o inglês quebra o paradigma de performance intimista e amplia seu som ao relembrar trabalhos anteriores e o seu álbum mais recente, “÷”, um fenômeno fonográfico desde seu lançamento, em março.

Os singles “Castle On The Hill” e “Shape Of You”, divulgados em janeiro, cravaram a volta de Sheeran e colocaram o cantor no topo do serviço de streaming Spotify em fevereiro deste ano. Em um mês, “÷” vendeu meio milhão de cópias e ainda está no Top 10 entre álbuns mais consumidos nos Estados Unidos.

Ed Sheeran é flagrado deixando o mar da praia de Grumari de roupa de surfista - Ag.News - Ag.News
Ed Sheeran é flagrado deixando o mar da praia de Grumari de roupa de surfista
Imagem: Ag.News

Segundo dados oficiais divulgados na época, mais de 40 milhões de usuários estavam inscritos no perfil de Sheeran. Apenas “Shape of You” foi reproduzida mais de 50 milhões de vezes na plataforma, um recorde na indústria.

Um britânico comedido

Mais comedido em sua vida pessoal do que outros nomes do mainstream que também arrastaram multidões em shows recentes pelo país, o artista aparece com números que podem ser considerados modestos nas redes sociais: 12,4 milhões de seguidores no Instagram e 18,7 milhões no Twitter. Para efeito de comparação, Selena Gomez já acumula 121 milhões apenas no Instagram.

Em lista divulgada em abril pela revista “Time”, o inglês ganhou destaque e entrou para o grupo das 100 personalidades mais influentes do mundo, ao lado dos companheiros de profissão Alicia Keys, John Legend e Demi Lovato.

Na segunda turnê em terras brasileiras, o tatuado cantor aproveitou a estadia, apesar de se manter afastado dos holofotes, jogando golfe em São Conrado, no Rio, e exibindo o charme britânico nas praias cariocas. 

Público se empolga com show de Ed Sheeran no Allianz Parque, em São Paulo - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Um Allianz Parque lotado foi o palco do show do inglês em SP
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

75 mil pessoas a mais em dois anos

Em 2015, durante a primeira passagem pelo Brasil, Sheeran se apresentou – com ingressos esgotados – para 16 mil pessoas no Espaço das Américas, em São Paulo, e para 15 mil no antigo HSBC Arena, no Rio de Janeiro.

Na recente turnê de “÷”, os quatro shows foram um sucesso. A Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, recebeu 20 mil fãs. Já no Rio de Janeiro, o agora Jeunesse Arena foi o palco novamente para 15 mil assistirem ao show do artista.

Em São Paulo, o Allianz Parque foi o local escolhido para a apresentação do ruivo, que arrastou 40 mil pessoas, antes de fechar a turnê em Minas Gerais, na Esplanada do Mineirão, para quase 25 mil.