Topo

"Faça música até que alguém dance", diz Moroder, pai da dance music

O compositor italiano Giorgio Moroder ladeado pela dupla Daft Punk - Divulgação
O compositor italiano Giorgio Moroder ladeado pela dupla Daft Punk Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

Desde os anos 1970 que o italiano Giorgio Moroder ajuda a ditar os rumos da música pop mundial. Mas foi apenas em 2013 que o artista ganhou ares de cult ao gravar um monólogo no álbum "Random Access Memories", do Daft Punk, onde narra a sua história de vida.

Aos 76 anos, Moroder é apontado como o pai da dance music e tem no currículo três Oscars de melhor canção original ("Top Gun", "Flashdance" e "Midnight Express") e nove Globos de Ouro, além de vários Grammys. "Prefiro ser o pai da dance music do que o avô", brincou Moroder, em entrevista ao UOL.

Neste sábado (3), os brasileiros poderão conferir de perto a atuação do músico, que se apresentará no Espaço das Américas, em São Paulo. Moroder será o anfitrião de uma balada eletrônica que também terá a participação de DJ Silvio Ribeiro e Banda Rod Hanna.

O mais recente trabalho do artista é o álbum "Déjà Vu", lançado em 2015, com participações de Sia, Charli XCX e Kylie Minogue.



No monólogo gravado no disco do Daft Punk, o artista relembra do início dos 70, nas discotecas alemãs, quando começou a usar o sintetizador para fazer música e percebeu que aquele era o som do futuro.

Ao UOL o artista disse que só decidiu usar o sintetizador porque ninguém lhe disse o que fazer. Ele simplesmente foi lá e fez, sem precoceitos. "Ignore qualquer julgamento. Simplesmente faça e aguarde até que alguém dance", ensinou.

No currículo, Moroder tem ainda composições como "Hot Stuff", "I Feel Love" e "Carry On", que ficaram famosas na voz de Donna Summer, "Danger  Zone", de Kenny Loggins, e "Putting Out The Fire", de David Bowie.

Embora tenha praticamente inventado a música eletrônica, Moroder não é DJ e sim compositor. "Quando você compõe, você cria. Quando você é DJ, você se apresenta. Mas, essencialmente, você está compondo a noite para o público", contou.

SERVIÇO:

Giorgio Moroder
Onde: Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795 -  Barra Funda)
Quando: 3 de junho (sábado) às 22h30
Quanto: De R$ 90,00 a R$ 250,00
18 anos
www.ingressorapido.com.br