Topo

Pioneiro do sertanejo, cantor Zé da Estrada morre aos 88 anos

Zé da Estrada tinha 88 anos e uma das carreiras mais longevas do sertanejo - Reprodução
Zé da Estrada tinha 88 anos e uma das carreiras mais longevas do sertanejo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 12h54

O cantor Zé da Estrada, precursor da música sertaneja de raiz com o parceiro Pedro Bento, morreu na manhã de segunda-feira (5), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O sertanejo estava internado há alguns dias na UTI em um hospital da região. Ele tinha 88 anos.

A informação foi confirmada pela página da dupla no Facebook: “Um ícone da música sertaneja que nos deixou, um homem guerreiro, trabalhador e que viveu para a música. Nossos sentimentos a toda a família e a todos amigos e fãs”, diz a nota.

O velório e o sepultamento aconteceram na segunda na cidade de Riolândia, também no interior de São Paulo.

Carreira longeva

Nascido Waldomiro de Oliveira, Zé da Estrada ganhou o apelido por ser caminhoneiro antes de se dedicar à música.

"Galopeira", disco da dupla de 1983 - Reprodução - Reprodução
"Galopeira", disco da dupla de 1983
Imagem: Reprodução

Pedro Bento e Zé da Estrada foi uma das duplas sertanejas com a carreira mais longevas do Brasil: Foram 60 anos de estrada, marcados por músicas como “Sete Palavras”, “Aventureira” e “Mágoa de Boiadeiro”.

Os veteranos sempre se apresentaram com chapéus de mariachis e usavam instrumentos típicos mexicanos na moda de viola.

As rancheiras e guarânias cantadas pela dupla fizeram sucesso logo nas primeiras gravações, como “Seresteiro da Lua” e “Quero Te Beijar”, de 1959. A mistura de referências fez a dupla ficar conhecida como “Os Amantes da Rancheira”

Nas redes sociais, sertanejos da velha e da nova geração lamentaram a notícia. "Que tristeza saber que perdemos mais um cerne da música caipira. Zé da Estrada sempre será pra mim uma referência de respeito à arte", escreveu Cesar Menotti, dupla de Fabiano.

"Antigamente nem em sonhos existia, tantas pontes sobre os rios, nem asfalto nas estradas... a gente usava 4 ou 5 sinuelos pra trazer os pantaneiros ... Hoje o céu recebe mais um dos desbravadores da música raiz... descanse em paz Zé da Estrada", lamentou Capataz, dupla de Carreiro.