Topo

Quatro macacos tocam os sucessos do Ramones (e você vai querer ver isso)

Banda argentina The Ramonos - Divulgação
Banda argentina The Ramonos Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 04h00

Imagina a cena: um gigantesco míssil com direção à Rússia se perde e cai na selva africana. Os animais, aqueles que não fugiram assustados, logo percebem diversos objetos espalhados pelo solo. Alguns são bolachões, outros são menores, mas todos com a nomenclatura “The Ramones”. Os mais interessados são quatro macacos, que começam a ouvir as músicas e se apaixonam pelo punk rock.

Esse é o pano de fundo – um tanto lisérgico - da banda The Ramonos, que começou na sexta-feira (02) uma extensa turnê pelo Brasil que vai passar por São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Bem-humorados, os iargentinos não desgrudam de suas máscaras durante os energéticos shows em que relembram os grandes sucessos da banda criada por Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy.

“Tocamos sempre com as máscaras de macacos, porque na verdade somos muito feios”, explicou o bem-humorado vocalista Joe ao UOL. “E a gente brinca com esse nome para ter um parentesco com os Ramones”, completa.

Ficou perdido? “Mono", em espanhol, significa macaco. Assim, os quatro primatas se sentem parte da família Ramones para prestar tributo à importância da banda. “Nós sempre fazemos um pouco de cada disco. Em cada show, a gente tenta passar pela história dos Ramones, sempre do mesmo formato que eles tocavam, mas tentando colocar a nossa personalidade também”.

The Ramonos faz tributo aos pais do punk - Divulgação/Facebook/TheRamonos - Divulgação/Facebook/TheRamonos
The Ramonos faz tributo aos pais do punk
Imagem: Divulgação/Facebook/TheRamonos

Os ávidos fãs ouvirão desde o álbum que carrega o nome da banda, de 1976, um dos pioneiros na incipiente cena punk da época, passando por “Rocket to Russia” – olha aí a inspiração -, “End of the Century”, "Animal Boy" e muitos outros.

“Nós gostamos de tocar algumas faixas que o Ramones não costumava tocar ao vivo, tudo depende do dia. Gostamos de sair do mesmo e inovar um pouco”.

Deixando as brincadeiras de lado, o grupo argentino é considerado um dos melhores covers da icônica banda norte-americana. Tanto pela presença de palco quanto pelos arranjos fiéis e até pela linha vocal muito semelhante com a de Joey, o quarteto já conquistou alguns ex-Ramones.

“Mandamos músicas para eles e sempre com respostas positivas. Nós tocamos com o C.J. em 2009 e ainda nos apresentamos ao vivo em um programa argentino para [o baterista] Marky no ano passado".

A banda ainda se apresenta em Santo André (SP) no dia 7; em São Paulo (SP) no dia 8 e fecha o estado paulista em São José dos Campos no dia 09; No dia seguinte, The Ramonos toca em Belo Horizonte (MG), e segue a turnê em Curitiba (PR) no dia 14, em Florianópolis (SC),15, Cruz Alta (RS) dia 16, e Santa Maria (RS), 17.

Os últimos shows da turnê acontecem no dia 18 de junho, em Canoas (RS) e Porto Alegre (RS).