Topo

Após 16 anos, banda NX Zero anuncia "pausa por tempo indeterminado"

Di Ferrero anunciou que a banda NX Zero dará uma pausa por tempo indeterminado a partir do mês de dezembro - Reprodução/TV Globo
Di Ferrero anunciou que a banda NX Zero dará uma pausa por tempo indeterminado a partir do mês de dezembro Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

11/06/2017 15h44

Di Ferrero anunciou neste sábado (10) que a banda NX Zero dará uma pausa por tempo indeterminado a partir do mês de dezembro. O músico alegou que o período sabático será saudável para que o grupo volte "renovado", mas fez questão também de deixar claro que não há inimizade, nem brigas, e que todos estão super felizes com a decisão tomada.

"Vou falar em nome da banda, todo mundo junto. Até dezembro, a NX vai cobrir todos os seus compromissos, e daí para frente vamos tirar um período sabático, vamos dizer assim, por um tempo indeterminado, para nos dedicarmos a projetos pessoais. A gente está super de boa, a gente está super feliz, temos uma amizade incrível", disse ele, durante participação no "Altas Horas", da TV Globo.

"Queríamos falar isso para os fãs, que está tudo certo, e achamos que [a pausa] vai ser saudável para dar uma renovada, para vir com projeto novo, um disco novo", finalizou.

No Twitter, Di Ferrero agradeceu às mensagens enviadas por fãs após o anúncio. "Obrigado a todos pelas mensagens e pelo carinho! #gratidao", disse ele, em foto com os dois braços abertos na avenida Paulista, em São Paulo.

A banda afirmou que irá cumprir todos os compromissos até dezembro, e que já a partir da próxima quarta-feira também irá realizar a gravação do novo DVD.

Análise

Em 2006, a cena musical brasileira vivia um fenômeno adolescente que causou controvérsias: o emocore. A explosão, originada principalmente graças à internet, misturava um visual chamativo e colorido com músicas melosas e angariava legiões de fãs. Oito anos depois, muitas das bandas da época não resistiram ao declínio e ao esquecimento. O NX Zero, porém, um dos principais ícones da cena, conseguiu se reinventar apesar das crises.

Mas o que nem todo o mundo sabe é que o grupo passou por uma crise devido às pressões que o sucesso massivo do passado causou. "Eu estava reclamando do que sempre sonhei, chegava a ser contraditório", contou Di Ferrero em entrevista ao UOL, em 2014. 

A banda passou por um período conturbado em que a música deixou de ser diversão e se tornou obrigação. "Rolou aquele sentimento de ser uma máquina ou um produto, aí onde ficava a arte em tudo isso? Pensei até em tirar uns seis meses de férias, mas me senti mal comigo mesmo", ressaltou. 

Composta por Di Ferrero (vocal), Fi Duarte (guitarra), Gee Rocha (guitarra), Caco Grandino (baixo) e Daniel Weksler (bateria), NX Zero nasceu em 2001, mas o primeiro o reconhecimento do sucesso mesmo aconteceu somente em 2007, ao receber o "Prêmio Multishow de Música Brasileira", na categoria "Revelação".

O grupo criou vários sucessos ao longo do período na estrada, mas nada se comparado, talvez, com a música "Onde Estiver".