Heim? Gene Simmons, do Kiss, está tentando patentear o "chifrinho do metal"
Gene Simmons, líder do Kiss, está tentando patentear o famoso gesto do chifrinho feito com a mão, há décadas praticado por fãs e músicos de heavy metal ao redor do mundo. Segundo a revista "The Hollywood Reporter", o baixista entrou na última sexta (9) com o pedido no órgão oficial de patentes dos EUA, afirmando que foi ele quem popularizou a saudação em 1974, durante a turnê do álbum "Hotter Than Hell".
Isso quer dizer que você, fã de som pesado, terá de parar de fazer o "diabinho", sob pena de desembolsar alguns dólares na conta do artista? Não é isso. Caso Simmons de fato adquira os direitos da "marca", eles só valerão para artistas musicais em performances ao vivo ou em aparições públicas.
A tentativa do músico de capitalizar em cima de algo tão trivial —nenhuma novidade em termos de Kiss— é polêmica. Em 1966, John Lennon já apareceu em uma foto de divulgação dos Beatles fazendo o chifrinho com as mãos. A imagem foi usada posteriormente na reedição do single de "Yellow Submarine/Eleanor Rigby".
Outro que poderia solicitar tal "paternidade" é Ronnie James Dio (1942-2010). O ex-vocalista do Elf, Rainbow e Black Sabbath costuma ser creditado como o grande propagador do gesto, uma das principais marcas da cultura "headbanger".
"É como dizer que eu inventei a roda. Tenho certeza de que alguém o gesto em algum outro ponto. Acho que seria possível dizer que eu comecei a moda. Eu usei muito [o gesto], e tornou-se minha marca registrada", disse Dio em entrevista em 2001.
É preciso lembrar também que, em outro contexto, o gesto também é bastante associado no mundo do entretenimento à ação do personagem Homem-Aranha, que reproduz o chifre no momento em que lança sua teia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.