Topo

Heim? Gene Simmons, do Kiss, está tentando patentear o "chifrinho do metal"

O baixista e vocalista Gene Simmons, líder do Kiss - Getty Images
O baixista e vocalista Gene Simmons, líder do Kiss Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/06/2017 15h56

Gene Simmons, líder do Kiss, está tentando patentear o famoso gesto do chifrinho feito com a mão, há décadas praticado por fãs e músicos de heavy metal ao redor do mundo. Segundo a revista "The Hollywood Reporter", o baixista entrou na última sexta (9) com o pedido no órgão oficial de patentes dos EUA, afirmando que foi ele quem popularizou a saudação em 1974, durante a turnê do álbum "Hotter Than Hell".

Isso quer dizer que você, fã de som pesado, terá de parar de fazer o "diabinho", sob pena de desembolsar alguns dólares na conta do artista? Não é isso. Caso Simmons de fato adquira os direitos da "marca", eles só valerão para artistas musicais em performances ao vivo ou em aparições públicas.

Capa do single "Yellow Submarine/Eleanor Rigby" - Reprodução - Reprodução
Capa do single "Yellow Submarine/Eleanor Rigby"
Imagem: Reprodução

A tentativa do músico de capitalizar em cima de algo tão trivial —nenhuma novidade em termos de Kiss— é polêmica. Em 1966, John Lennon já apareceu em uma foto de divulgação dos Beatles fazendo o chifrinho com as mãos. A imagem foi usada posteriormente na reedição do single de "Yellow Submarine/Eleanor Rigby".

Outro que poderia solicitar tal "paternidade" é Ronnie James Dio (1942-2010). O ex-vocalista do Elf, Rainbow e Black Sabbath costuma ser creditado como o grande propagador do gesto, uma das principais marcas da cultura "headbanger".

"É como dizer que eu inventei a roda. Tenho certeza de que alguém o gesto em algum outro ponto. Acho que seria possível dizer que eu comecei a moda. Eu usei muito [o gesto], e tornou-se minha marca registrada", disse Dio em entrevista em 2001.

É preciso lembrar também que, em outro contexto, o gesto também é bastante associado no mundo do entretenimento à ação do personagem Homem-Aranha, que reproduz o chifre no momento em que lança sua teia.

O vocalista Ronnie James Dio - Reprodução - Reprodução
O vocalista Ronnie James Dio, que, para muitos, é o verdadeiro "pai" dos chifrinhos na música
Imagem: Reprodução