Topo

Catra cita facção por trás de chacina de 56 presos e é investigado no AM

O funkeiro Mr Catra  - Divulgação
O funkeiro Mr Catra Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

21/06/2017 20h36

Virou caso de polícia um funk cantado por Mr. Catra que faz referência à Família do Norte, a terceira maior facção criminosa do país, segundo a Polícia Federal. A FDN, como é conhecida, foi a responsável pelo massacre que deixou 56 mortos em presídio no Amazonas, no início deste ano.

No vídeo que circula pela internet e foi divulgado pelo jornal "A Crítica", o cantor aparece entoando versos que citam Ronny e Coquinho, que seriam aliados do traficante João Pinto Carioca, o João Branco. A letra cita nominalmente a Família do Norte, diz que o grupo criminoso é "responsa" e "presença" e cita "os trafica da Compensa", em alusão a um bairro de Manaus.

A Polícia Civil do Amazonas confirmou ao UOL a investigação por apologia e incitação ao crime.

"Tomamos conhecimento do vídeo pela internet e determinei ao Departamento de Repreensão ao Crime Organizado (DRCO) a investigação. Catra vai ter que prestar depoimento aqui ou por precatória, de onde ele estiver. É muito cedo para de algum envolvimento dele com o tráfico. O que se está apurando é a conduta dele a partir do vídeo", afirmou, por telefone, Ivo Martins, delegado geral adjunto da Polícia Civil.

O empresário do funkeiro, Alex Calil, limitou-se a dizer, por telefone, que não houve intimação e que o cantor responderá em juízo.

Nascido no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, Mr. Catra, 48, é conhecido pelas falas polêmicas, pelos funks de letras picantes e pela numerosa família - ele é pai de 33 filhos. Em entrevista recente ao UOL, ele afirmou que tem observado mais sua postura e atitudes.

"É uma responsabilidade muito grande porque tenho que ter uma postura exemplar, não posso desviar do que eu sou, você passa a ser referência para muita gente. Comecei a prestar mais atenção nas atitudes, ainda mais agora que sou avô", afirmou.