Música

Claudia sem "Leitte": Relembre outros artistas da música que mudaram o nome

Dilson Silva/AgNews
Claudia Leitte em cima do trio em seu último dia de Carnaval em Salvador Imagem: Dilson Silva/AgNews

Do UOL, em São Paulo

29/06/2017 19h00

Claudia Leitte anunciou na quarta-feira (28) que está mudando o nome artístico e vai trabalhar apenas como Claudia na nova turnê. O colunista do UOL, Ricardo Feltrin, revelou que a mudança partiu do escritório de seu empresário internacional, Jay-Z, que desde o ano passado tentava convencer a baiana a retirar o sobrenome.

Mas a dona do hit "Taquitá" não é a única no meio musical. Muitos artistas já passaram por "transformações" no nome artístico, seja por religião, gosto ou jogada de marketing. Alguns foram bem-sucedidos, outros se deram mal.

Veja abaixo dez artistas que já foram chamados por outro vocativo. 

Jorge Ben - Jorge Ben Jor

Nelson Antoine/UOL
Imagem: Nelson Antoine/UOL

De olho numa carreira no exterior, Jorge Ben alterou o nome em 1989 para Jorge Benjor, e depois para Jorge Ben Jor. O motivo de ter alterado a nomenclatura não é claro, mas especula-se que o ícone da MPB quis evitar confusões com o cantor George Benson.

Cat Stevens - Yusuf Islam

Divulgação
Imagem: Divulgação

No final da década de 1970, o autor do hit "Father and Son" se converteu ao islamismo e começou a se chamar Yusuf Islam. O cantor se distanciou de algumas músicas registradas anteriormente e disse ainda que o mercado da música virou "uma obrigação, e não uma inspiração".

Baby Consuelo - Baby do Brasil

Tiago Dias/UOL
Imagem: Tiago Dias/UOL

Quando Os Novos Baianos iam à Penha e à Padroeira para ajudar, Baby do Brasil era creditada como Baby Consuelo. Já na carreira solo, na década de 1990, a cantora decidiu mudar o nome artístico após uma peregrinação à cidade de Santiago de Compostela (Espanha). 

Prince - Prince logo.svg

Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse símbolo estranho foi a identidade do genial músico Prince após uma briga com a gravadora Warner a respeito dos direitos de seu trabalho. A imagem ilustrou o 10º álbum da carreira, "The Love Symbol Album", e junta o símbolo masculino e feminino. Mas Prince gostava, na época, de ser chamado como "o artista anteriormente conhecido como Prince" ou apenas "O Artista". O norte-americano voltou a usar seu nome mais reconhecível após alguns anos.

Xand -  Xand Avião

Reprodução/Facebook Xand Aviões
Imagem: Reprodução/Facebook Xand Aviões

Neste ano, o líder do Aviões do Forró mudou o nome e ainda fez uma tatuagem para cravar o novo caminho. Xand Avião agora é o comandante único da banda de forró, já que Solange Almeida seguiu carreira solo. 

Puffy Daddy - Puffy - P. Diddy - Sean Combs

Getty Images
Imagem: Getty Images

Talvez o mais lembrado quando o assunto é mudar de alcunha. Sean Combs muda de novo como se muda de roupa e o rapper e produtor norte-americano não se importa. O artista foi o mais bem pago do último ano, embolsando impressionantes US$ 130 milhões.

Diamond Darrell - Dimebag Darrell

Getty
Imagem: Getty

No começo dos anos 1980, quando o Pantera ainda era uma banda mais puxada para o glam do que para o heavy, o brutal guitarrista tinha o simpático nome de Diamond Darrell. Apenas em "Far Beyond Driven", de 1994, que o músico foi creditado como Dimebag.

Snoop Doggy Dog - Snoop Dogg - Snoop Lion

Reprodução/Billboard
Imagem: Reprodução/Billboard

Quando surgiu no hip hop, Snoop Dgg usava a alcunha de Snoop Doggy Dog. Apenas em "Da Game Is to Be Sold, Not To Be Told", de 1998, que o rapper mudou o nome por questões contratuais. Para o álbum "Reincarnated", o cantor usou o pseudônimo Snoop Lion para homenagear a cultura jamaicana.

Davie Jones - David Bowie

Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de ser o camaleão mais famoso da música, Bowie usava o nome de Davie Jones em 1964, quando o primeiro disco, "Liza Jane", foi lançado. Buscando a fama, o inglês ainda mudou para Davy Jones em uma tentativa futura, mas também não vingou. Até que o célebre nome foi usado e o resto é história.

Mos Def - Yasiin Bay

Divulgação
Imagem: Divulgação

O ator, produtor e cantor Mos Def registrou oficialmente o nome Yasiin Bay a partir de 2012. Segundo o músico, a nomenclatura significa o nome que "construí e cultivei ao longo dos anos. É o nome que as ruas me ensinaram". Yasiin é um nome árabe que carrega a ideia de riqueza ou de alguém que não segue a corrente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Adriana de Barros
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
Música
UOL Música
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Entretenimento
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Topo