Topo

Claudia sem "Leitte": Relembre outros artistas da música que mudaram o nome

Claudia Leitte em cima do trio em seu último dia de Carnaval em Salvador - Dilson Silva/AgNews
Claudia Leitte em cima do trio em seu último dia de Carnaval em Salvador Imagem: Dilson Silva/AgNews

Do UOL, em São Paulo

29/06/2017 19h00

Claudia Leitte anunciou na quarta-feira (28) que está mudando o nome artístico e vai trabalhar apenas como Claudia na nova turnê. O colunista do UOL, Ricardo Feltrin, revelou que a mudança partiu do escritório de seu empresário internacional, Jay-Z, que desde o ano passado tentava convencer a baiana a retirar o sobrenome.

Mas a dona do hit "Taquitá" não é a única no meio musical. Muitos artistas já passaram por "transformações" no nome artístico, seja por religião, gosto ou jogada de marketing. Alguns foram bem-sucedidos, outros se deram mal.

Veja abaixo dez artistas que já foram chamados por outro vocativo. 

Jorge Ben - Jorge Ben Jor

Aos 72 anos, Jorge Ben Jor é um dos cantores mais populares da MPB. Ele é conhecido por mistura vários ritmos como blues, rock, bossa-nova e samba e fazer um balanço único e muito pessoal - Nelson Antoine/UOL - Nelson Antoine/UOL
Imagem: Nelson Antoine/UOL

De olho numa carreira no exterior, Jorge Ben alterou o nome em 1989 para Jorge Benjor, e depois para Jorge Ben Jor. O motivo de ter alterado a nomenclatura não é claro, mas especula-se que o ícone da MPB quis evitar confusões com o cantor George Benson.

Cat Stevens - Yusuf Islam

O cantor Yusuf Islam - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No final da década de 1970, o autor do hit "Father and Son" se converteu ao islamismo e começou a se chamar Yusuf Islam. O cantor se distanciou de algumas músicas registradas anteriormente e disse ainda que o mercado da música virou "uma obrigação, e não uma inspiração".

Baby Consuelo - Baby do Brasil

Baby do Brasil faz show em São Paulo. "Quando estamos nessa 'experiência', vale tudo", disse para a plateia logo no início da apresentação. "Tudo menos drogas e sexo, principalmente para quem, como eu, já decorou toda a onda", disse ela - Tiago Dias/UOL - Tiago Dias/UOL
Imagem: Tiago Dias/UOL

Quando Os Novos Baianos iam à Penha e à Padroeira para ajudar, Baby do Brasil era creditada como Baby Consuelo. Já na carreira solo, na década de 1990, a cantora decidiu mudar o nome artístico após uma peregrinação à cidade de Santiago de Compostela (Espanha). 

Prince - Prince logo.svg

Capa do disco "Prince", lançado em 1979 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse símbolo estranho foi a identidade do genial músico Prince após uma briga com a gravadora Warner a respeito dos direitos de seu trabalho. A imagem ilustrou o 10º álbum da carreira, "The Love Symbol Album", e junta o símbolo masculino e feminino. Mas Prince gostava, na época, de ser chamado como "o artista anteriormente conhecido como Prince" ou apenas "O Artista". O norte-americano voltou a usar seu nome mais reconhecível após alguns anos.

Xand -  Xand Avião

Xand Avião lança álbum novo do Aviões - Reprodução/Facebook Xand Aviões - Reprodução/Facebook Xand Aviões
Imagem: Reprodução/Facebook Xand Aviões

Neste ano, o líder do Aviões do Forró mudou o nome e ainda fez uma tatuagem para cravar o novo caminho. Xand Avião agora é o comandante único da banda de forró, já que Solange Almeida seguiu carreira solo. 

Puffy Daddy - Puffy - P. Diddy - Sean Combs

O rapper e empresário Sean Combs - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Talvez o mais lembrado quando o assunto é mudar de alcunha. Sean Combs muda de novo como se muda de roupa e o rapper e produtor norte-americano não se importa. O artista foi o mais bem pago do último ano, embolsando impressionantes US$ 130 milhões.

Diamond Darrell - Dimebag Darrell

O guitarrista Dimebag Darrell, que morreu assassinado por um fã no palco em 2004 - Getty - Getty
Imagem: Getty

No começo dos anos 1980, quando o Pantera ainda era uma banda mais puxada para o glam do que para o heavy, o brutal guitarrista tinha o simpático nome de Diamond Darrell. Apenas em "Far Beyond Driven", de 1994, que o músico foi creditado como Dimebag.

Snoop Doggy Dog - Snoop Dogg - Snoop Lion

Snoop Dogg - Reprodução/Billboard - Reprodução/Billboard
Imagem: Reprodução/Billboard

Quando surgiu no hip hop, Snoop Dgg usava a alcunha de Snoop Doggy Dog. Apenas em "Da Game Is to Be Sold, Not To Be Told", de 1998, que o rapper mudou o nome por questões contratuais. Para o álbum "Reincarnated", o cantor usou o pseudônimo Snoop Lion para homenagear a cultura jamaicana.

Davie Jones - David Bowie

O cantor David Bowie - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de ser o camaleão mais famoso da música, Bowie usava o nome de Davie Jones em 1964, quando o primeiro disco, "Liza Jane", foi lançado. Buscando a fama, o inglês ainda mudou para Davy Jones em uma tentativa futura, mas também não vingou. Até que o célebre nome foi usado e o resto é história.

Mos Def - Yasiin Bay

Mos Def - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O ator, produtor e cantor Mos Def registrou oficialmente o nome Yasiin Bay a partir de 2012. Segundo o músico, a nomenclatura significa o nome que "construí e cultivei ao longo dos anos. É o nome que as ruas me ensinaram". Yasiin é um nome árabe que carrega a ideia de riqueza ou de alguém que não segue a corrente.