Claudia sem "Leitte": Relembre outros artistas da música que mudaram o nome
Claudia Leitte anunciou na quarta-feira (28) que está mudando o nome artístico e vai trabalhar apenas como Claudia na nova turnê. O colunista do UOL, Ricardo Feltrin, revelou que a mudança partiu do escritório de seu empresário internacional, Jay-Z, que desde o ano passado tentava convencer a baiana a retirar o sobrenome.
Mas a dona do hit "Taquitá" não é a única no meio musical. Muitos artistas já passaram por "transformações" no nome artístico, seja por religião, gosto ou jogada de marketing. Alguns foram bem-sucedidos, outros se deram mal.
Veja abaixo dez artistas que já foram chamados por outro vocativo.
Jorge Ben - Jorge Ben Jor
De olho numa carreira no exterior, Jorge Ben alterou o nome em 1989 para Jorge Benjor, e depois para Jorge Ben Jor. O motivo de ter alterado a nomenclatura não é claro, mas especula-se que o ícone da MPB quis evitar confusões com o cantor George Benson.
Cat Stevens - Yusuf Islam
No final da década de 1970, o autor do hit "Father and Son" se converteu ao islamismo e começou a se chamar Yusuf Islam. O cantor se distanciou de algumas músicas registradas anteriormente e disse ainda que o mercado da música virou "uma obrigação, e não uma inspiração".
Baby Consuelo - Baby do Brasil
Quando Os Novos Baianos iam à Penha e à Padroeira para ajudar, Baby do Brasil era creditada como Baby Consuelo. Já na carreira solo, na década de 1990, a cantora decidiu mudar o nome artístico após uma peregrinação à cidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Prince -
Esse símbolo estranho foi a identidade do genial músico Prince após uma briga com a gravadora Warner a respeito dos direitos de seu trabalho. A imagem ilustrou o 10º álbum da carreira, "The Love Symbol Album", e junta o símbolo masculino e feminino. Mas Prince gostava, na época, de ser chamado como "o artista anteriormente conhecido como Prince" ou apenas "O Artista". O norte-americano voltou a usar seu nome mais reconhecível após alguns anos.
Xand - Xand Avião
Neste ano, o líder do Aviões do Forró mudou o nome e ainda fez uma tatuagem para cravar o novo caminho. Xand Avião agora é o comandante único da banda de forró, já que Solange Almeida seguiu carreira solo.
Puffy Daddy - Puffy - P. Diddy - Sean Combs
Talvez o mais lembrado quando o assunto é mudar de alcunha. Sean Combs muda de novo como se muda de roupa e o rapper e produtor norte-americano não se importa. O artista foi o mais bem pago do último ano, embolsando impressionantes US$ 130 milhões.
Diamond Darrell - Dimebag Darrell
No começo dos anos 1980, quando o Pantera ainda era uma banda mais puxada para o glam do que para o heavy, o brutal guitarrista tinha o simpático nome de Diamond Darrell. Apenas em "Far Beyond Driven", de 1994, que o músico foi creditado como Dimebag.
Snoop Doggy Dog - Snoop Dogg - Snoop Lion
Quando surgiu no hip hop, Snoop Dgg usava a alcunha de Snoop Doggy Dog. Apenas em "Da Game Is to Be Sold, Not To Be Told", de 1998, que o rapper mudou o nome por questões contratuais. Para o álbum "Reincarnated", o cantor usou o pseudônimo Snoop Lion para homenagear a cultura jamaicana.
Davie Jones - David Bowie
Antes de ser o camaleão mais famoso da música, Bowie usava o nome de Davie Jones em 1964, quando o primeiro disco, "Liza Jane", foi lançado. Buscando a fama, o inglês ainda mudou para Davy Jones em uma tentativa futura, mas também não vingou. Até que o célebre nome foi usado e o resto é história.
Mos Def - Yasiin Bay
O ator, produtor e cantor Mos Def registrou oficialmente o nome Yasiin Bay a partir de 2012. Segundo o músico, a nomenclatura significa o nome que "construí e cultivei ao longo dos anos. É o nome que as ruas me ensinaram". Yasiin é um nome árabe que carrega a ideia de riqueza ou de alguém que não segue a corrente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.