Topo

Vídeo perdido do Nirvana mostra banda tentando gravar clipe antes da fama

Vídeo mostra o Nirvana em uma de suas primeiras formações - Reprodução
Vídeo mostra o Nirvana em uma de suas primeiras formações Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 19h46

Um vídeo perdido do Nirvana, que mostra a banda antes da fama tocando em uma loja de aparelhos eletrônicos, está circulando na internet e fazendo a festa dos fãs da banda.

A filmagem foi feita em janeiro de 1988, um dia depois de o grupo gravar uma demo com o produtor Jack Endino, mais de um ano antes do lançamento do primeiro álbum do grupo, "Bleach".

O registro é uma tentativa dos integrantes de filmar um videoclipe e traz uma das raras aparições do baterista do Melvins Dale Crover no grupo. Posteriormente, ele daria a lugar Dave Foster, Chad Channing e, finalmente, Dave Grohl. Na época, o Nirvana ainda atendia por Ted Ed Fred.

De acordo com o usuário Mike Ziegler, que postou o vídeo no YouTube, a filmagem foi feita na loja Radio Shack, de Aberdeen, cidade natal do Nirvana. Como tratava-se de uma eventual gravação de clipe, que nunca foi lançado.

No vídeo, a banda "apresenta" com os instrumentos desligados as músicas "If You Must" e "Paper Cuts", enquanto TVs ao fundo exibem imagens de um show ocorrido na noite anterior na cidade de Tacoma, também no Estado de Washington.

Ziegler postou ainda um segundo vídeo, com o pré-Nirvana banda tocando com globos de plasma na mesma Radio Shack. Veja abaixo.