Topo

Famosos brincam de calouros e disputam prêmio de R$ 250 mil no "Popstar"

Selfie marca primeiro encontro do elenco de apresentadores e competidores de "PopStar" - Divulgação/Globo
Selfie marca primeiro encontro do elenco de apresentadores e competidores de "PopStar" Imagem: Divulgação/Globo

Do UOL, no Rio

09/07/2017 04h00

É verdade que nem todos os 14 participantes do "Popstar", reality musical que estreia neste domingo (9), após o "Esporte Espetacular", na Globo, têm CD vendendo em loja, mas de músico e louco todos eles têm um pouco. Mais conhecidos do grande público por suas atuações nos palcos de teatro, nas novelas, nos shows de humor ou apresentando programas de TV, os competidores vão agora mostrar na competição que vale um prêmio de R$ 250 mil o que herdaram de suas experiências em bandas na adolescência, musicais ou mesmo do sonho de desenvolver mais um talento.

Ex-repórter de bastidores do "The Voice", Mariana Rios garante que sempre quis estar ali, do lado dos competidores. Murilo Rosa, que curtiu da plateia os shows da banda do concunhado, "Plutão Já Foi Planeta", no "Superstar", também desejou fazer sua própria performance. Adrenalina já sentida, de leve, por Lúcio Mauro Filho, que chegou a se apresentar na final do reality de bandas anônimas.

"Dá um pouco de medo. Ali não estava concorrendo a nada e quase me borrei todo (risos). Vou vir de fralda geriátrica", brinca o ator, no ar como o Roney, de "Malhação", que também compete com Alex Escobar, André Frateschi, Claudio Lins, Eduardo Sterblitch, Érico Brás, Fabiana Karla, Marcello Melo Jr, Marcella Rica, Thiago Fragoso, Sabrina Parlatore e Rafael Cortez.

Nos dois primeiros programas, gravados, os participantes disputam notas de um time de especialistas (que varia a cada domingo) e da plateia. A partir da terceira semana, ao vivo, o público de casa também elege seus preferidos pela internet. 

Fernanda Lima e Tiago Abravanel apresentam o "Popstar" - Mauricio Fidalgo/TV Globo - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Fernanda Lima e Tiago Abravanel apresentam o "Popstar"
Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Segundo o diretor do reality, Creso Eduardo Macedo, o fato de uns candidatos como André Frateschi, que já fez turnê à frente da Legião Urbana, e Marcello Melo Jr., vocalista da banda Melanina Carioca, por exemplo, não levam vantagem sobre os demais.

"Não basta cantar bem. Vai ser um popstar quem mais agradar levando entretenimento, e isso envolve várias características. Uns dizem que cantam mais, mas será? Eu duvidaria", provoca.

Acostumado às críticas em seu trabalho como ator, Thiago Fragoso admite que a parte mais difícil será ser julgado no programa. "Como artista estamos sempre nos colocando nessa posição de exposição, o que realmente vale é a opinião da pessoa que está em casa, se tocou de alguma maneira, curtiu, não curtiu. Mas é desconfortável, pelo menos para mim, essa hora em que a gente brinca de calouro. Dá aquele pânico, o jeito é focar na apresentação", afirma.

Por outro lado, esse é justamente o momento mais aguardado pelo apresentador do "Globo Esporte" Alex Escobar. "Estou muito curioso para saber a avaliação do público e dos especialistas. Estou me dedicando muito a cantar melhor", conta.

Na estreia, o time de jurados é formado por Pretinho Da Serrinha, Hamilton de Holanda, Nando Reis, Sophia Abrahão, Samuel Rosa, Toni Garrido, Ludmilla, Baby do Brasil, Tiago Leifert e Junior Lima.

Especialistas do "Popstar": Junior Lima, Samuel Rosa, Pretinho Da Serrinha, Toni Garrido e Hamilton de Holanda (atrás), Ludmilla, Nando Reis, Baby do Brasil, Sophia Abrahão e Tiago Leifert - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
Especialistas do "Popstar": Junior Lima, Samuel Rosa, Pretinho Da Serrinha, Toni Garrido e Hamilton de Holanda (atrás), Ludmilla, Nando Reis, Baby do Brasil, Sophia Abrahão e Tiago Leifert
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Como a escolha do repertório é bastante pessoal, muitos dos competidores estão preparados para momentos em que a emoção vai vir à tona no palco. Claudio Lins, por exemplo, adianta que uma canção do pai, Ivan Lins, faz parte da sua seleção. Já Fabiana Karla terá sua filha como backing vocal. Mas nada se compara ao sentimento de realização de um sonho antigo que a maioria cultiva, mesmo tendo seguido outra carreira.

"Quando comecei, teatro musical não era o que é hoje, o ator-cantor não era valorizado", diz Murilo Rosa, que conta ter chorado ao receber o arranjo da sua primeira música.

Se eles forem seguir os conselhos de Tiago Abravanel, que vai mostrar os bastidores da atração comandada por Fernanda Lima, os 14 precisam deixar a competição de lado para se divertir no palco. "O importante é a relação que você tem com aquela música, com a câmera que está te filmando, com o público. O modo como cada um se comporta que vai cativar", ensina.

O humorista Eduardo Sterblitch, no entanto, tem sua própria estratégia: formar um casal com Fabiana Karla. "Isso funciona em reality", brinca.

O desejo da humorista é mais simples: "Quero divertir as pessoas em casa do jeito que eu me divirto. Estou sempre com peruquinha, com um personagem. Agora é pessoa física, é mais difícil. A gente é cobrado no aeroporto! Que a gente não passe vergonha (risos)".