Topo

Palestinos protestam em show de Radiohead na Escócia por boicote a Israel

Thom Yorke, líder do Radiohead, ficou irritado com os protestos durante o seu show - Getty
Thom Yorke, líder do Radiohead, ficou irritado com os protestos durante o seu show Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

10/07/2017 10h17

O show que o Radiohead fez em Glasgow, na Escócia, na última sexta (7), foi interrompido por protestos de palestinos que, com bandeiras, pediam para a banda cancelar a apresentação marcada para o próximo dia 19 em Israel.

Diversos artistas, como o grupo Young Fathers e o cantor Roger Waters, enviaram cartas à banda britânica criticando a apresentação em Tel Aviv. 

O vocalista do Radiohead, Thom Yorke, não gostou do protesto e, antes de interpretar "Myxomatosis", se dirigiu de maneira agressiva a alguns fãs na plateia e fez gestos obscenos com os dedos. 

Recentemente, o cantor disse à revista "Rolling Stone" que não concorda com o boicote. "É muito desagradável que, ao fim destes anos todos, artistas que eu respeito achem que não somos capazes de fazer uma escolha moral por nós próprios", disse.

O movimento quer um boicote total a Israel enquanto todos os palestinos não retornarem ao país. Artistas como Elvis Costello, Devendra Banhart e Gorillaz cancelaram seus shows após receberem cartas semelhantes. 

Em 2015, Gilberto Gil e Caetano Veloso receberam uma carta semelhante de Roger Waters, pedindo que a dupla também cancelasse a sua apresentação. Os brasileiros, no entanto, fizeram o show em Israel.