! Noel vs Liam: Quem leva a melhor na treta dos irmãos que pôs fim ao Oasis? - 11/07/2017 - UOL Entretenimento

Música

Noel vs Liam: Quem leva a melhor na treta dos irmãos que pôs fim ao Oasis?

Samir Hussein/Getty Images
Or irmãos Noel Gallagher e Liam Gallagher: treta familiar e musical Imagem: Samir Hussein/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 04h00

Eles vivem em pé de “Guerra Fria” e jamais esconderam a pecha em suas polêmicas declarações à imprensa. Desde que colocaram um ponto final na história do Oasis, em 2009, os irmãos Noel e Liam Gallagher vêm seguindo caminhos distintos.

Enquanto o mais velho montou o competente Noel Gallagher's High Flying Bird, espécie de extensão estética do Oasis, o caçula patinou a bordo do grupo Beady Eye, com sua pegada mais retrô, e agora parece enfim entrar nos trilhos em uma nova carreira solo.

Oito anos depois, quem levar a melhor nesta treta musical/familiar? Guitarrista e principal compositor de seu antigo grupo, Noel ainda está na frente, mas isso pode mudar em breve. Acompanhe a seguir o que cada um tem de mais forte.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Música (Noel vence)

Noel e Liam lançaram dois trabalhos de estúdio com suas respectivas bandas: “Noel Gallagher's High Flying Birds” (2011) e “Chasing Yesterday” (2015), do primeiro, e Different Gear, Still Speeding (2011) e “BE” (2013), do caçula. Apesar de o desempenhos de ambos serem irregulares, é inegável que Noel está na frente. Falou mais alto o fato de ter sido por duas décadas o principal compositor do Oasis, máquina de hits do rock dos anos 1990. As crítica musical também apontam para essa direção. Mas o jogo pode virar. Após dissolver o Beady Eye, Liam prepara para outubro seu primeiro disco solo, “As You Were”. Os dois primeiros singles já saíram. As melódicas (na conta certa) "Wall of Glass" e "Chinatown" mostrararam seu potencial.

Divulgação
Imagem: Divulgação

Sucesso (Noel vence)

O público também parece concordar que Noel é melhor que Liam. Os dois álbuns do High Flying Birds venderam bem, principalmente no Reino Unido, onde conseguiram chegar ao primeiro lugar da parada britânica. Já os do Beady Eye tiveram desempenho mais discreto. “Different Gear, Still Speeding” foi terceiro e "BE", segundo na parada. Embora não façam sombra aos do Oasis, os singles de Noel também foram mais exitosos comercialmente. No total, ele vendeu cerca de três vezes mais que Liam um dos motivos que o fez abortar a nova banda.

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Shows (Noel leva)

Em termos de performance, Noel é melhor. Duvida? Basta perguntar para quem já assistiu aos dois shows ao vivo. Noel, que virá ao Brasil sem o Oasis pela terceira vez este ano, abrindo para o U2, pode até não ter o carisma do irmão, mas compensa (e muito) com um show redondo e com versões em arranjos alternativos, tentando fugir do lugar comum e das comparações. Ponto para ele. Liam, que já tocou com ex-Oasis Bonehead e trouxe seu Beady Eye ao país em 2011, é mais convencional na performance. Ele não decepciona, mas, diferentemente do irmão, nem sempre é vocalmente perfeito, chegando a saindo do tom em alguns momentos.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Provocações (Liam vence)

Não que dê exatamente para se orgulhar deste quesito, mas Liam é ligeiramente mais sarcástico e “chato” do que o irmão em suas declarações. É rei nas provocações. Veja algumas das farpas que ele já soltou.

"Ouvindo minhas músicas novas, e todos vocês, fãs [de Noel Gallagher’s High Flying Birds], não terão para onde correr ou se esconder”, sobre seu novo álbum.

“Eu preferia comer minha própria merda a ver aquele bando de genéricos da porra”, criticando o U2 para alfinetar a turnê de Noel com a banda.

"Eu aceito o desafio e indico o Bob Esponja, o trenzinho Ivor e, já que falamos de personagens de desenhos, Noel Gallagher", desafiando os “amigos” no desafio do balde de gelo.

"Esta vai para o High Flying Smurfs", dedicando música à banda de Noel em show.

“Justin Bieber é o cara”, após Noel dizer que até seu gato é mais rock que Bieber.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Boas ações (Liam leva)

Ao contrário de conterrâneos como Sting, os irmãos ex-Oasis não são lá muito chegados a se engajar em causas beneficentes, mas, recentemente, Noel Gallagher protagonizou uma bela ação ao doar secretamente royalties da música “Don´t Look Back In Anger” às vítimas do atentado de Manchester, terra natal do Oasis. Já Liam participou do megashow promovido por Ariana Grande, que reuniu nomes como Justin Bieber, Miley Cyrus e Coldplay pela mesma causa. No desempate, Liam ainda esteve no desafio do balde de gelo em 2014, promovendo a conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica e já apoiou publicamente o projeto "Vanishing of The Bees", que busca a preservação das abelhas no mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo