Topo

Guns N' Roses volta a St. Louis 26 anos após treta histórica com 65 feridos

Guns N" Roses volta a se apresentar em St. Louis 26 anos depois de causar confusão na cidade - Katarina Benzova/Divulgação
Guns N' Roses volta a se apresentar em St. Louis 26 anos depois de causar confusão na cidade Imagem: Katarina Benzova/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 19h41

Há 26 anos, Axl Rose deixava o palco de um show em St. Louis jurando nunca mais botar o pé na cidade. Mas a promessa do vocalista do Guns N' Roses foi quebrada na noite de quinta (27), quando a banda voltou ao local marcado por uma das tretas mais icônicas da história da banda, que acabou com 65 feridos e a prisão do cantor um ano depois, na volta da perna europeia da turnê de "Appetite for Destruction".

"Metade da minha vida se passou desde a última vez que estivemos aqui", lembrou o vocalista de 55 anos ao cumprimentar o público. Desta vez, o Guns N' Roses executou as 31 músicas do set list em vez das apenas 15 que rolaram na última passagem da banda por ali, antes de Axl Rose se irritar com um homem que tirava fotos do show e pular na plateia em um ataque de fúria. O homem em questão era William “Stump” Stephenson, que pasme voltou para assistir a reunião de Axl, Duff e Slash, conforme registrou um fã.

O clima de paz não parou por aí. O "fuck you, St. Louis" (vá se foder, St. Louis), que apareceu no encarte do álbum "Use You Illusion", álbum do Guns lançado no mesmo ano da confusão, ou o "St. Louis Sucks" (algo como "St. Louis é uma merda") estampado em uma das famosas camisetas de Axl Rose foram substituídos por um "Thanks for having us St. Louis" (obrigada por nos receber, St. Louis) em um recado publicado nesta sexta (28) nas redes sociais oficiais da banda.

Mas Axl Rose não ignorou completamente o episódio que ficou marcado na história do Guns N' Roses. Depois de também descumprir a promessa de que nunca mais se reuniria com seus antigos companheiros de banda, ele brincou ao apresentar Slash, que junto de Duff McKagan retornou ao Guns N' Roses no ano passado. "Senhoras e senhores, meu parceiro no crime, retornando à cena do crime", disse, irônico.

A "cena do crime" em 1991 aconteceu no Riverport Amphitheatre (hoje conhecido como Hollywood Casino Amphitheatre). Na época, a casa de shows alegou um prejuízo de US$ 200 mi após o ataque de fúria do vocalista. Depois de pular no público para arrancar a câmera do fotógrafo amador, Axl Rose foi levado de volta ao palco e insultou a segurança local: "Graças à essa segurança de merda, eu estou indo para casa", disse jogando o microfone no chão com força (veja aos 2 minutos 10 segundos do vídeo abaixo).

Após o recado do vocalista, os fãs de Guns N' Roses destruíram o local antes de ir embora, deixando 65 pessoas feridas. Dessas, 25 faziam a segurança da casa. Considerado culpado por incitar o motim, Axl acabou preso e condenado a pagar uma gorda multa.

Com a confusão enterrada no passado, o Guns N' Roses hoje até abriga um ilustre cidadão de St. Louis. Richard Fortus, guitarrista da atual formação, mora na cidade que fica no Estado do Missouri. Em uma entrevista à uma rádio local antes do show de quinta-feira ele chegou a admitir que em 1991 estaria no show da banda que hoje faz parte se não estivesse trabalhando naquela fatídica noite.