Topo

Com câncer, após cirurgia no pulmão, Ronnie Wood diz ter preparado o adeus

Ronnie Wood (à esquerda, de amarelo), Keith Richards e Mick Jagger durante apresentação dos Rolling Stones em Tel Aviv, Israel - AFP
Ronnie Wood (à esquerda, de amarelo), Keith Richards e Mick Jagger durante apresentação dos Rolling Stones em Tel Aviv, Israel Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

06/08/2017 08h32

Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, falou abertamente à revista "Sunday's Event", do jornal "Daily Mail", sobre o câncer de pulmão e a cirurgia de cinco horas a que foi submetido para a retirada de parte do órgão atingido pela doença. 

O músico recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão em maio. Em entrevista ao jornal, ele disse que após o diagnóstico, ele estava preparado para dizer "adeus" aos seus familiares.

"Teve uma semana em que tudo esteve por um fio", recorda-se. "Podia ter sido o fim, o momento de dar adeus. Nunca se sabe o que pode acontecer", afirmou.

O guitarrista revelou ainda ter ficado surpreso com o fato de não sido diagnosticado com câncer antes, por causa da imensa quantidade de cigarros que fumou durante toda a vida de rockstar. 

O músico garante que, independentemente do resultado, não se submeteria à quimioterapia. "Esse cabelo não ia a lugar algum", disse.

Quando confirmou que o câncer não tinha se espalhado, ele fez uma cirurgia de emergência. "Está tudo bem agora. Foi tratado rápido o bastante", explica. 

"Eu tinha esse pensamento no fundo da minha mente depois que deixei de fumar há um ano. Como eu consegui passar 50 anos fumando, além de todos os meus hábitos ruins, sem algo estar acontecendo lá?'', disse o guitarrista.

"Então, eu fui a um bom médico porque nós [Mick Jagger, Keith Richards e Charlie Watts] temos que fazer exames antes de sairmos em turnê, então ele me perguntou se eu queria ir fundo. Eu disse para verificar meu coração, pulmões e sangue: 'Vá fundo'", afirmou. 

Após o susto, o guitarrista disse que vai fazer exames regularmente. Wood afirmou que decidiu parar de beber e ficar sóbrio após o nascimento de seus filhos gêmeos em 2016, depois de ter ido oito vezes para uma clínica de reabilitação. 

O colega de banda Keith Richards, também fumante, disse que estava incomodado do amigo largar a "fumaça". "Passei a usar um inibidor de nicotina por três semanas. Aquilo lá é pesado. Fico enjoado só de pensar nisso agora. Eu simplesmente parei de querer cigarros". 

Ronnie Wood e os colegas de banda deverão sair em turnê "Sem Filtro" em setembro, com 13 datas marcadas em cidades europeias.