Topo

Lenda do country e do pop, Glen Campbell morre aos 81 anos nos EUA

O cantor Glen Campbell - Getty Images
O cantor Glen Campbell Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 17h50

O cantor e compositor Glen Campbell, um dos mais importantes artistas da música country, morreu nos Estados Unidos nesta terça (8), aos 81 anos. Segundo fonte próxima à família ouvida pelo site "TMZ", ele estava internado em um centro médico da cidade de Nashville que trata de pacientes com alzheimer.

Com mais de 70 discos lançados em 50 anos de carreira, Campbell fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970, emplacando sucessos como "Gentle on My Mind", "Wichita Lineman", "Galveston", "Country Boy" e "Rhinestone Cowboy", primeiro lugar na paradas americana e seu maior êxito comercial.

O cantor, que também atuou como ator e teve seu próprio programa de TV, fez história em 1967 ao vencer quatro prêmios do Grammy em categorias do pop e do country. O feito ajudou a romper a barreira entre os gêneros e abriu espaço para uma nova leva de artistas.

Pouco antes, entre 1964 e 1965, ele chegou a excursionar com o grupo Beach Boys, substituindo o líder Brian Wilson no baixo e e vocais. Campbell, inclusive, participou das gravações do álbum "Pet Sounds" (1966) tocando banjo e violão.

Em 1969, ele também marcou época no cinema estrelando com John Wayne o clássico do faroeste "Bravura Indômita", do cineasta Henry Hathaway. Sua "True Grit", composta por Elmer Bernstein e Don Black e cantada pro ele no filme, foi indicada a melhor música no Oscar e no Globo de Ouro.

O músico Glen Campbell - Getty Images - Getty Images
O cantor, compositor, ator e apresentador Glen Campbell
Imagem: Getty Images

Ao longo das décadas, Glen Campbell participou de vários outros longas e produções, como "Norwood" (1970), "Punhos de Aço" (1980), "Vigaristas do Barulho" (1986), "Chantecler - O Rei do Rock" (1991) e a série "Players" (1997).

Mais recentemente, ele teve a obra redescoberta por parte do público jovem ao regravar em 2001 com o Stone Temple Pilots a faixa "Wichita Lineman". Em 2008, ele ainda registrou "Good Riddance (Time of Your Life)", sucesso do grupo Green Day.

Glen Campbell teve sua turnê de despedida radiografada no documentário "Glen Campbell: I'll Be Me" (2014), que também revelou parte de seu sofrimento após ser diagnosticado com mal de Alzheimer em 2011.

O músico deixa a mulher, Kim Campbell, e oito filhos, entre eles a cantora Ashley Campbell, que postou nesta terça uma foto de mãos dadas com o pai. "De coração partido. Devo a ele tudo que eu sou e serei", publicou.

Na internet, vários nomes da música country e do rock prestaram suas homenagens ao cantor, incluindo Charlie Daniels, Brad Paisley, Peter Frampton e David Coverdale.