Topo

Faixa a faixa: Tribalistas divulgam 4 músicas novas; será que vem novo hit?

Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes anunciam novo disco dos Tribalistas - Divulgação/Instagram
Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes anunciam novo disco dos Tribalistas Imagem: Divulgação/Instagram

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/08/2017 11h26

Os Tribalistas voltaram --embora Arnaldo Antunes tenha avisado que, na realidade, eles nunca se foram. O supergrupo, formado há mais de 15 anos por Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, foi um sucesso instantâneo e ganhou notoriedade e fãs ao redor do mundo principalmente por misturar ritmos brasileiros e criar uma sonoridade única.

Na noite desta quarta-feira (9) eles lançaram, de surpresa, quatro músicas inéditas e prometeram divulgar as outras seis restantes até o fim do mês em um especial da TV Globo, além de um álbum físico. "Estamos sempre juntos, sempre compondo", disse Marisa Monte. "Agora somos uma banda adolescente", completou Carlinhos Brown.

Afinal, o que todos querem saber é se nestas novas faixas ("Diáspora", "Um Só", Fora da Memória" e "Aliança") há alguma candidata com potencial para fazer tanto sucesso quanto "Já Sei Namorar" fez há 15 anos. A reposta é: por enquanto não. Mas, calma, ainda faltam as outras músicas.

No YouTube, Marisa Monte publicou um lyric video das quatro músicas e todas têm as cifras das melodias --uma boa ideia para popularizar as novas composições nas rodinhas de violão.

Enquanto isso, acompanhe um faixa a faixa das quatro músicas. O trio afirmou em uma conversa ao vivo com os fãs no Facebook que o trabalho tem mais semelhanças do que diferenças. Será? Marisa Monte dá a dica: "Essas músicas soaram mais potente com nós três juntos".

Faixa a faixa

"Diáspora"

A música começa, assim como algumas faixas antigas do Tribalistas, com Arnaldo Antunes lendo um pequeno poema. Em seguida, surgem alguns acordes de violão feitos com suaves slides, bem semelhantes ao que eles costumavam fazer no primeiro álbum. A faixa é a mais criativa e animada das quatro lançadas, porém mais lenta se comparada com as músicas antigas.

"Fora de Memória"

Harmoniosa e com um violão proeminente, ela tem Marisa Monte como voz principal e Arnaldo Antunes como backing vocal com seu conhecido grave dando o tom. Na faixa, Pedro Baby e Pretinho da Serrinha participam tocando violão e guitarra.

"Um Só"

A letra começa com uma provocação poderosa: "Somos comunistas e capitalistas. Somos anarquistas. Somos o patrão". Nela, Marisa Monte se intercala nos vocais principais. A faixa reafirma a sintonia do trio quando todos juntos cantam a frase-título: "um só".

"Aliança"

A faixa celebra a união entre duas pessoas que se amam. Na letra, Marisa Monte canta que quer se perder no escuro "com você". "Véu e grinalda, lua de mel / Chuva de arroz e tudo depois / Dama de honra pega o buquê / Ninguém mais feliz do que eu e você". Tem tudo para virar a nova queridinha nos vídeos de casamento. 

Assista na íntegra o vídeo do anúncio feito pelo trio: