Topo

Morre João Kurk, líder da banda Mr. Kurk e figura famosa da noite paulista

João Kurk, líder da banda Mr. Kurk - Felipe Gabriel/Folhapress
João Kurk, líder da banda Mr. Kurk Imagem: Felipe Gabriel/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 20h15

Morreu na tarde desta sexta-feira (11) o músico João Kurk. Aos 67 anos, o líder da banda de rock Mr. Kurk era figura conhecida da noite paulista com residência em bares da capital e do interior do Estado. O anúncio foi feito pelos companheiros em um vídeo publicado no Facebook do grupo.

João Kurk era líder e principal vocalista da banda formada em 2012. Mas já tocava com outros grupos na noite paulistana desde a década de 60. Fazia sucesso com covers de grandes nomes do rock. Suas versões únicas para as músicas de Elvis Presley e "Psycho Killer", do Talking Heads, eram o ponto alto das apresentações.

No anúncio, o baixista Ed Carvalho diz que a banda vai cumprir o show que tinha marcado nesta sexta-feira (11) em São Caetano do Sul, mas que ainda não conversaram sobre os rumos da banda sem João Kurk.

A última apresentação com Kurk havia acontecido no domingo (6) no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em que a banda fez a trilha ao vivo com clássicos do rock durante a exibição da animação da Disney "Fantasia".

Em entrevista à revista São Paulo da Folha de S.Paulo, em 2013, o músico falou sobre a energia que impressionava o público nos shows. "Eu não me canso. Daqui a dez anos vou chegar na casa dos 70. O Mick Jagger tem 70 anos! E consegue correr pelo palco sem ficar ofegante. Tá bem que ele tem personal trainer, personal enfermeira, faz plástica (...) Esse é meu sonho e vou morrer fazendo isso."