Topo

Quem é Anavitória, a dupla "não sertaneja" que confundiu Faustão ao vivo

Ana (esquerda) e Vitória, que não cantam sertanejo, mas uma versão brasileira do "pop folk" - Divulgação
Ana (esquerda) e Vitória, que não cantam sertanejo, mas uma versão brasileira do "pop folk" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/08/2017 19h59

Faustão trocou as bolas neste domingo (20) ao anunciar em seu programa a dupla Anavitória como "um sucesso extraordinário da música sertaneja". A reação foi imediata: fãs e a internet não perdoaram a falha do apresentador, que provavelmente não fazia ideia de quem estava apresentando.

Você é da turma de Fausto Silva e também não sabe do que se trata? Veja abaixo quem é a dupla pop queridinha do momento.

Em 2013, Anavitória mandaram um cover para Iorc, que gostou do que ouvir e decidiu bancar um EP - Ricardo Matsukawa / UOL - Ricardo Matsukawa / UOL
Imagem: Ricardo Matsukawa / UOL

Ana quem?

Anavitória é a união dos nomes e das jovens Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão, ambas de 22 anos. Elas eram colegas de escola em Araguaína (TO), terra mais conhecida pelo sertanejo. Em 2013, já na universidade, elas passaram a gravar vídeos acústicos com covers de música brasileira, ganhando admiradores de todo o país.

Como foram descobertas?

A dupla chamou a atenção do empresário Felipe Simas, de Tiago Iorc, depois de enviar um vídeo interpretando a faixa "Um Dia após o Outro", gravada pelo cantor. Com o ídolo logo rendeu um EP de estreia, lançado em 2015. Para lançá-las, Tiago e Felipe até criaram o selo, o Forasteiro. Foram eles também que criaram o nome Anavitória. Atualmente, elas excursionam pelo Brasil.

Estilo

A música da dupla é calma, acústica, bucólica, meio fofinha e alto astral, boa para pensar no lado bom da vida nestes nossos tempos bicudos. Uma espécie de "folk pop" cantado em português. O som faz sucesso principalmente com o público jovem das redes sociais. Em sua maioria, as músicas são compostas por Ana.

Capa de "Anavitória" - Divulgação - Divulgação
Capa de "Anavitória" (2016)
Imagem: Divulgação

Álbum

Depois de lançar um EP em 2015, as meninas conseguiram arrecadar mais de R$ 60 mil em uma campanha de financiamento coletivo para gravar seu álbum completo de estreia, "Anavitória", lançado em agosto de 2016 com apoio da gravadora Universal. O disco é produzido por Tiago Iorc, que apadrinha a dupla.

Onde toca?

Além do rádio, em vários outros lugares. O disco traz canções como "Trevo (Tu)", com a participação Tiago Iorc, e "Agora Eu Quero Ir", incluída na trilha sonora de "Malhação: Pro Dia Nascer Feliz" e "Dengo", que entrou na trilha sonora da novela "Pega Pega".

Sertanejo não é problema para elas

Apesar de não cantarem música sertaneja, Ana e Vitória já gravaram parceria com Matheus & Kauan: a faixa "Fica". Abertas a outros gêneros, elas também participação de Linda, do rapper Projota.

Reconhecimento

Dupla queridinha do momento, Anavitória já recebeu algumas indicações a prêmios e, no início deste mês, levou um disco de ouro pelas 40 mil cópias vendidas do álbum de estreia. A entrega foi feita no programa "Música Boa Ao Vivo", do Multishow, comandado por Anitta.

Em questão de dois meses, Anavitória estava em São Paulo em um estúdio. "Cheguei aqui em São Paulo, estava em um estúdio, do meu lado Thiago Iorc e a gente tentando manter a pose?, conta Ana - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Gente como a gente

Em entrevista ao UOL em maio do ano passado, a dupla tocantinense se mostrou surpresa com o sucesso repentino, que aconteceu em questão de meses. “Imagina: eu cheguei aqui em São Paulo, estava em um estúdio, do meu lado Tiago Iorc e a gente tentando manter a pose”, disse Ana.