Topo

Facebook proíbe posts de Neguinho da Beija-Flor: "Não vou mudar de nome!"

O cantor Neguinho da Beija-Flor - Reprodução/Facebook
O cantor Neguinho da Beija-Flor Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 18h24

Nos últimos quatro meses, a equipe do cantor Neguinho Beija-Flor viu várias de suas postagens serem bloqueadas e impedidas de serem impulsionadas em sua página oficial no Facebook. O problema: aparentemente, a palavra "neguinho" está sendo considerada discriminatória pelo site, que, expressamente, coíbe a divulgação de anúncios considerados ofensivos e discriminatórios.

"A gente contesta, mas de nada adianta. Nos últimos tempos, a maioria dos posts estão sendo vetados", afirmou ao UOL a assessora do sambista. A resposta automática enviada pelo Facebook: "Não permitimos anúncios com linguagem abusiva que façam referências aos atributos das pessoas (por exemplo, raça, etnia, idade, orientação sexual, nome) ou impliquem em assédio".

Reposta automática do Facebook enviada à equipe de Neguinho da Beija-Flor - Divulgação - Divulgação
Reposta automática do Facebook enviada à equipe de Neguinho da Beija-Flor
Imagem: Divulgação

"O Neguinho não domina essa coisa de Face, mas está muito chateado com a situação e não entende a razão do veto. Nós achamos que tudo isso não passa de uma discriminação ao contrário, por ele ser 'neguinho'. Ele, inclusive, falou que sempre usou esse nome artístico e não vai mudá-lo de forma alguma agora só para agradar o Facebook."

Ainda segundo o estafe do cantor, nem todas as mensagens da página, que conta atualizações diárias e tem mais de 17.000 seguidores, são bloqueadas, e o veto muitas vezes parece não obedecer critério.

Em contato com o UOL, a assessoria de imprensa do Facebook afirma que a rede social revisa e analisa todos os anúncios postados por usuários e que as mensagens bloqueadas na página de Neguinho da Beija-Flor já foram liberadas. O site, no entanto, não soube especificar por que os posts do cantor vinham sendo proibidos.