Topo

Didático! Professora gaúcha cria "escala Anitta" para dar nota a alunos

Anitta, que além de dançar, cantar e bombar por aí, também é usada para avaliar estudantes de inglês - Reprodução/Multishow
Anitta, que além de dançar, cantar e bombar por aí, também é usada para avaliar estudantes de inglês Imagem: Reprodução/Multishow

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

25/08/2017 21h10

A professora Mak Keiber, de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, bolou uma forma um tanto curiosa de avaliar seus alunos de inglês. As notas das provas correspondem a cada fase da vida da cantora Anitta.

Funciona assim: quem tira de 1 a 4 ganha o selo "Larissa" ("iniciando sua trilha"), de 5 a 7, "MC Anitta" ("experimentando sucesso"), de 7 a 8, "Anitta" ("você já bomba muito") e, de 9 a 10, "Anira" brincadeira com a pronúncia do nome em inglês, "uma estrela internacional".

Com suas respectivas mensagens motivacionais, as notas que indicam o "sucesso" dos estudantes são acompanhadas de mensagens motivacionais e imagens da própria Anitta em cada momento da carreira.

"É muito importante que o professor se integre ao universo dos alunos e traga para a aula coisas que eles gostam, e eu faço isso através da cultura pop e dos artistas com os quais eles se identificam", diz Mak, 24, ao UOL.

"A cultura pop também é uma ótima maneira de se trabalhar as diferenças e o respeito à diversidade na sala de aula, e os alunos tem uma receptividade muito boa a esse tipo de atividade."

A professora Mak Keiber - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A professora e cantora Mak Keiber
Imagem: Reprodução/Facebook

O método começou a ser aplicado esta semana, e, segundo ela ou ele, já que se define como agênero, já está fazendo sucesso entre colegas e alunos. Ela leciona para cerca de cem deles.

"Eles amaram, principalmente os meninos. Ouvi dos que tiraram notas mais baixas: 'Teacher, vou me esforçar e chegar na Anira. Você vai ver!'. A escolha dela especificamente foi muito acertada. A Anitta é alguém com quem o brasileiro se identifica de maneira muito fácil."

A "escala Anitta" viralizou nesta sexta (25) nas rede sociais, sendo compartilhada por quase 9.000 usuários no Facebook, dando visibilidade a Mak. Formada em Relações Internacionais, ela também é cantora, compositora, produtora e DJ.

"Com fé em 'Anira', a minha carreira decola também, e a próxima escala é a minha", brinca, aos risos.