Música

Para ver e ouvir (muito alto) ! As grandes trilhas sonoras do cinema

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 04h00

"Atômica" e "Em Ritmo de Fuga" chegaram aos cinemas neste ano com uma trilha sonora de primeira categoria, com Queen e Public Enemy a The Jon Spencer Blues Explosion. Mas Hollywood tem diversos filmes em que a trilha sonora chama a atenção -- e às vezes é até melhor do que a parte visual. O UOL selecionou algumas das melhores trilhas sonoras da sétima arte. Aperte o play e ouça bem alto!

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

Reprodução
George Clooney e Holly Hunter em "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" Imagem: Reprodução

Impossível fazer uma lista dessa sem colocar alguma produção capitaneada pelos irmãos Coen. Nesta produção desenrolada no calor do Mississipi, a escolha certeira de clássicos e novas versões do blues, bluegrass e country cria uma atmosfera extraordinária para o filme. Da voz carregada de emoção de Ralph Stanley em "O Death" à delicada "Down To The River To Pray" interpretada por Alisson Krauss, a trilha é um retrato da música sulista norte-americana.

Alta Fidelidade

Reprodução
John Cusack e Jack Black em cena de "Alta Fidelidade" Imagem: Reprodução

Além de Jack Black fazer um cover (do jeito dele) de "Let's Get It On", de Marvin Gaye, o filme ainda é lembrado pela seleção de músicas, que vão do rock dos anos 60 ao soul de Stevie Wonder. Mas não tinha outro jeito de ter uma trilha ruim, já que o filme fala justamente de um especialista em música pop que está lutando contra todos para manter de pé sua loja de discos. 

Isto é Spinal Tap

Divulgação/MGM
Os músicos da "banda" em "Isto é Spinal Tap" Imagem: Divulgação/MGM

O maior documentário de mentirinha do cinema é sobre o Spinal Tap, uma banda de metal que abusa dos clichês e que não tem talento algum. Mas uma coisa é certa: a trilha sonora é excelente. Os produtores do filme escreveram todas as faixas (um álbum inteiro) e criaram um clássico. Dica imperdível para quem gosta de metal e adora uma comédia que não tem problema em zoar os próprios defeitos. 

Shaft

Reprodução
Richard Roundtree em cena de "Shaft" Imagem: Reprodução

Isaac Hayes queria viver o protagonista do filme, mas se contentou em compor a trilha sonora. E que baita decisão! Claro que o tema principal é o mais reconhecido, mas a instrumental "No Name Bar" e a épica "Do Your Thing" precisam ser mencionadas. Mais uma vez, o talento do músico é comprovado. Hayes compôs, tocou teclado e fez o arranjo de todas as faixas.

Wild Style

Reprodução
Charlie Chase, Grandmaster Caz, J.D.L., Easy A.D. e Almighty K.G em "Wild Style" Imagem: Reprodução

Caso você seja apaixonado pelo hip hop, é fundamental que ouça a trilha sonora do clássico "Wild Style". Nenhuma das faixas virou hit, mas o berço de uma cultura e o pioneirismo de diversos artistas estão registrados na trilha sonora, com grandes nomes do gênero do início da década de 80. O jornal "The Guardian" indica que "nada mais se aproximou em capturar a atmosfera dos primeiros anos do hip hop".

Pulp Fiction

Reprodução
Vincent e Vega em cena de "Pulp Fiction" Imagem: Reprodução

Claro que Tarantino não ficaria de fora da lista. O filme com John Travolta, Uma Thurman e Samuel L. Jackson tem Al Green, Dick Dale & His Del-Tones, Chuck Berry, The Statler Brothers e muito mais. E as faixas sempre aparecem em um momento marcante na trama, contribuindo para criar todo o hype que o filme vem recebendo desde a década de 1990.

Trainspotting

Reprodução
Jonny Lee Miller, Ewan McGregor, Ewen Bremner e Kevin McKidd em "Trainspotting" Imagem: Reprodução

O ícone alternativo também tem uma trilha sonora de respeito. Ou melhor, duas. O primeiro álbum traz as faixas que estrelaram a produção de Danny Boyle; já o segundo, canções que inspiraram os produtores e que não entraram no longa. O mundo nada ortodoxo de Renton, Spud, Sick Boy, Tommy, Diane e companhia é regado do movimento pós-punk da década de 80 e da cena indie, com Brian Eno, New Order e Joy Division. Mas a faixa de abertura é o rock cru de Iggy Pop em "Lust For Life". Imperdível.

Quase Famosos

Divulgação
Billy Crudup e Kate Hudson em "Quase Famosos" Imagem: Divulgação

O diretor Cameron Crowe fez inveja em todo mundo ao lembrar o tempo em que viveu ao lado do Led Zeppelin em uma turnê nos Estados Unidos -- e ele tinha apenas 15 anos! Com algumas mudanças aqui e acolá, o cineasta entregou o filme perfeito para todo alucinado por rock, desde o peso da banda Stillwater à paixão impossível por Penny Lane. Mas e a trilha? Vamos lá: Paul Simon, Rod Stewart, Elton John, Lou Reed e outros petardos.

Cidade de Deus

Reprodução
Cena do filme "Cidade de Deus" Imagem: Reprodução

Talvez o filme brasileiro mais comentado no exterior tem clássico atrás de clássico. A produção dirigida por Fernando Meirelles conta com os hits de Tim Maia, Wilson Simonal, Cartola e Luiz Melodia. Já na parte internacional, The J.B.'s, James Brown e Jimmy 'Bo' Horne. É a cultura nacional sendo (muito bem) representada.

Purple Rain

Reprodução
Prince em cena de "Purple Rain" Imagem: Reprodução

Para fechar a lista (e muitas outras trilhas ficaram de fora, a gente sabe), o trabalho mais lembrado de Prince. É impressionante a influência e o talento do músico que apresentou ao mundo em 1984 "Let's Go Crazy", "When Doves Cry", "I Would Die 4 U" e "Purple Rain". Do pop ao funk passando pela new wave e terminando no rock, o astro era um gênio. O filme é bom, mas a parte sonora... essa entrou para a história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

TV e Famosos
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
Adriana de Barros
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
do UOL
AFP
Chico Barney
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
BBC
do UOL
Topo