Música

Para ver e ouvir (muito alto) ! As grandes trilhas sonoras do cinema

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 04h00

"Atômica" e "Em Ritmo de Fuga" chegaram aos cinemas neste ano com uma trilha sonora de primeira categoria, com Queen e Public Enemy a The Jon Spencer Blues Explosion. Mas Hollywood tem diversos filmes em que a trilha sonora chama a atenção -- e às vezes é até melhor do que a parte visual. O UOL selecionou algumas das melhores trilhas sonoras da sétima arte. Aperte o play e ouça bem alto!

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

Reprodução
George Clooney e Holly Hunter em "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" Imagem: Reprodução

Impossível fazer uma lista dessa sem colocar alguma produção capitaneada pelos irmãos Coen. Nesta produção desenrolada no calor do Mississipi, a escolha certeira de clássicos e novas versões do blues, bluegrass e country cria uma atmosfera extraordinária para o filme. Da voz carregada de emoção de Ralph Stanley em "O Death" à delicada "Down To The River To Pray" interpretada por Alisson Krauss, a trilha é um retrato da música sulista norte-americana.

Alta Fidelidade

Reprodução
John Cusack e Jack Black em cena de "Alta Fidelidade" Imagem: Reprodução

Além de Jack Black fazer um cover (do jeito dele) de "Let's Get It On", de Marvin Gaye, o filme ainda é lembrado pela seleção de músicas, que vão do rock dos anos 60 ao soul de Stevie Wonder. Mas não tinha outro jeito de ter uma trilha ruim, já que o filme fala justamente de um especialista em música pop que está lutando contra todos para manter de pé sua loja de discos. 

Isto é Spinal Tap

Divulgação/MGM
Os músicos da "banda" em "Isto é Spinal Tap" Imagem: Divulgação/MGM

O maior documentário de mentirinha do cinema é sobre o Spinal Tap, uma banda de metal que abusa dos clichês e que não tem talento algum. Mas uma coisa é certa: a trilha sonora é excelente. Os produtores do filme escreveram todas as faixas (um álbum inteiro) e criaram um clássico. Dica imperdível para quem gosta de metal e adora uma comédia que não tem problema em zoar os próprios defeitos. 

Shaft

Reprodução
Richard Roundtree em cena de "Shaft" Imagem: Reprodução

Isaac Hayes queria viver o protagonista do filme, mas se contentou em compor a trilha sonora. E que baita decisão! Claro que o tema principal é o mais reconhecido, mas a instrumental "No Name Bar" e a épica "Do Your Thing" precisam ser mencionadas. Mais uma vez, o talento do músico é comprovado. Hayes compôs, tocou teclado e fez o arranjo de todas as faixas.

Wild Style

Reprodução
Charlie Chase, Grandmaster Caz, J.D.L., Easy A.D. e Almighty K.G em "Wild Style" Imagem: Reprodução

Caso você seja apaixonado pelo hip hop, é fundamental que ouça a trilha sonora do clássico "Wild Style". Nenhuma das faixas virou hit, mas o berço de uma cultura e o pioneirismo de diversos artistas estão registrados na trilha sonora, com grandes nomes do gênero do início da década de 80. O jornal "The Guardian" indica que "nada mais se aproximou em capturar a atmosfera dos primeiros anos do hip hop".

Pulp Fiction

Reprodução
Vincent e Vega em cena de "Pulp Fiction" Imagem: Reprodução

Claro que Tarantino não ficaria de fora da lista. O filme com John Travolta, Uma Thurman e Samuel L. Jackson tem Al Green, Dick Dale & His Del-Tones, Chuck Berry, The Statler Brothers e muito mais. E as faixas sempre aparecem em um momento marcante na trama, contribuindo para criar todo o hype que o filme vem recebendo desde a década de 1990.

Trainspotting

Reprodução
Jonny Lee Miller, Ewan McGregor, Ewen Bremner e Kevin McKidd em "Trainspotting" Imagem: Reprodução

O ícone alternativo também tem uma trilha sonora de respeito. Ou melhor, duas. O primeiro álbum traz as faixas que estrelaram a produção de Danny Boyle; já o segundo, canções que inspiraram os produtores e que não entraram no longa. O mundo nada ortodoxo de Renton, Spud, Sick Boy, Tommy, Diane e companhia é regado do movimento pós-punk da década de 80 e da cena indie, com Brian Eno, New Order e Joy Division. Mas a faixa de abertura é o rock cru de Iggy Pop em "Lust For Life". Imperdível.

Quase Famosos

Divulgação
Billy Crudup e Kate Hudson em "Quase Famosos" Imagem: Divulgação

O diretor Cameron Crowe fez inveja em todo mundo ao lembrar o tempo em que viveu ao lado do Led Zeppelin em uma turnê nos Estados Unidos -- e ele tinha apenas 15 anos! Com algumas mudanças aqui e acolá, o cineasta entregou o filme perfeito para todo alucinado por rock, desde o peso da banda Stillwater à paixão impossível por Penny Lane. Mas e a trilha? Vamos lá: Paul Simon, Rod Stewart, Elton John, Lou Reed e outros petardos.

Cidade de Deus

Reprodução
Cena do filme "Cidade de Deus" Imagem: Reprodução

Talvez o filme brasileiro mais comentado no exterior tem clássico atrás de clássico. A produção dirigida por Fernando Meirelles conta com os hits de Tim Maia, Wilson Simonal, Cartola e Luiz Melodia. Já na parte internacional, The J.B.'s, James Brown e Jimmy 'Bo' Horne. É a cultura nacional sendo (muito bem) representada.

Purple Rain

Reprodução
Prince em cena de "Purple Rain" Imagem: Reprodução

Para fechar a lista (e muitas outras trilhas ficaram de fora, a gente sabe), o trabalho mais lembrado de Prince. É impressionante a influência e o talento do músico que apresentou ao mundo em 1984 "Let's Go Crazy", "When Doves Cry", "I Would Die 4 U" e "Purple Rain". Do pop ao funk passando pela new wave e terminando no rock, o astro era um gênio. O filme é bom, mas a parte sonora... essa entrou para a história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
Música
UOL Música
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Entretenimento
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
Música
Música
do UOL
UOL Música - Imagens
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
Topo